Geral
MME realiza diálogo sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O Ministério de Minas e Energia, em parceria com a Embaixada do Reino Unido e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou nesta terça-feira (29/3), em Brasília, a Oficina “Políticas Públicas, Indústrias Extrativistas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil: Diálogo com a Academia”. Na abertura do evento, o secretário de Geologia e Mineração, Carlos Nogueira Júnior, afirmou que o diálogo abre oportunidades para criar novas políticas públicas que beneficiem a indústria extrativa.
“Precisamos compartilhar experiências multilaterais na área da indústria extrativa para atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse diálogo servirá para implementar políticas públicas que servirão para geração de emprego e renda através de novas tecnologias”, afirmou Nogueira.
No evento foram discutidas oportunidades de expansão de temas com maior destaque nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, apresentadas sugestões de iniciativas conjuntas, e realizados debates sobre temas como acesso aos serviços básicos; infraestrutura; direitos humanos; inclusão social; prevenção de conflitos; promoção do crescimento econômico sustentável; e geração de emprego e renda. Para isso, professores universitários, pesquisadores, representantes da indústria extrativa, do governo federal, de organizações internacionais e da sociedade civil participaram do debate.
Diálogo sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil
O Diálogo dá continuidade ao trabalho iniciado em 2014, quando o Brasil recebeu cerca de 400 participantes de 40 países para debaterem a relação entre a indústria extrativa e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (aprovados pela ONU em setembro de 2015). Um dos encaminhamentos foi a construção de diálogos multisetoriais no Brasil, iniciando-se pela Academia.
Ascom/Layse Lacerda
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia