Notícias
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
MME participa de seminário de Avaliação e Melhoria do Gasto Públicos
Foto: André Correa | MPO
O Ministério de Mina e Energia (MME) participou, nesta quinta-feira (23/11), do 2° Seminário de Avaliação e Melhoria do Gasto Público, promovido pelas Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) e a Secretaria Nacional de Planejamento (Seplan), do Ministério do Planejamento e Orçamento, e a Secretaria Nacional de Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O tema foi a Agenda Ambiental.
Representando o MME, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP), Thiago Barral, destacou a transição energética e perspectivas para investimentos no Brasil.
Para Barral, quando se fala em transição energética, é impossível permanecer somente no campo da energia. “A atual transição energética é parte essencial do processo de migração da economia no sentido de redução das emissões de gases de efeito estufa, de forma compatível com a limitação do aquecimento global e o alcance da neutralidade de carbono”, pontuou.
O secretário destacou ainda que a transição energética no país é um novo modelo de desenvolvimento. “Esse modelo não abarca somente o acesso à energia, mas à descarbonização, sustentabilidade, aos menores custos da energia, conjugando com o desenvolvimento industrial e várias outras as camadas que se desdobram com a transição energética”, explicou. “Fazer da energia um elemento propulsor do desenvolvimento sustentável do país e de posicionamento estratégico nacional é o nosso objetivo no MME”, acrescentou Barral.
O representante do MME afirmou também que a Política Nacional de Transição Energética é transversal às políticas econômica, social, industrial, ambiental, climática, além de outras políticas de governo.
O evento teve como objetivo mostrar as perspectivas brasileiras para o cumprimento dos compromissos e metas globais, as ações em curso para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e o caráter transversal desse assunto, que atravessa diversas políticas públicas, fazem parte da pauta
O encontro contou com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estavam reunidos especialistas, representantes dos três poderes e da sociedade para debater, a partir de evidências, as questões mais urgentes para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo.
Assessoria Especial de Comunicação Social