Notícias
MINERAÇÃO
MME participa de painel sobre a certificação do ouro
- Foto: Divulgação/ Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)
Os normativos relacionados à rastreabilidade na cadeia de produção e comercialização do ouro foram destaques da participação do Ministério de Minas e Energia (MME) na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOIBRAM), nesta terça-feira (29/08), em Belém (PA). O tema foi apresentado pelo diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral, da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM) do MME, José Luiz Ubaldino.
“É muito importante que haja um sistema de rastreabilidade com gestão pública e que integre as melhores tecnologias disponíveis, como blockchain, nota fiscal eletrônica, guia de transporte e custódia do ouro, sistemas da ANM, marcação molecular e física, entre outros”, destacou José Luiz Ubaldino durante o painel que tratou sobre “Certificação do ouro: tecnologias e mercado”.
Também participaram do debate a especialista em recursos minerais da Agência Nacional de Mineração (ANM), Karen Pires, e o diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungamann. Nesta quarta-feira (30/08), o MME estará presente no diálogo sobre “Experiências de boa governança com a aplicação da CFEM nos municípios”.
EXPOIBRAM
Acontecendo em Belém (PA), entre os dias 28 e 30 de agosto, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOIBRAM) reúne as principais entidades relacionadas ao setor mineral do país.
Assessoria Especial de Comunicação Social