Geral
MME participa de mobilização nacional de combate ao Aedes
A mobilização de combate ao Aedes Aegypti nesta sexta-feira (02/12) contou com a participação do Ministério de Minas e Energia (MME). O ministro-interino, Paulo Pedrosa, esteve em Macapá (AP) e participou de ações de conscientização contra o mosquito em escolas e prédios públicos. Ele também fez a entrega de três carros, doados pelo Governo Federal, que serão utilizados pelas secretarias de saúde dos municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque na luta contra o mosquito.
Após ser recebido no 34º Batalhão de Infantaria de Selva, Pedrosa esteve na Escola Estadual Tiradentes, onde viu ações promovidas pela escola no combate ao Aedes e também alertou os estudantes sobre a importância da vistoria contínua para evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
“A mobilização é um movimento de cidadania, em que você faz vistorias preocupado com seu colega de trabalho, com sua família, com vizinho. Por isso a importância de mobilizar a sociedade. E por isso estamos nos reunindo com governos estaduais, prefeituras e vários órgãos, para conscientizar no combate ao mosquito”, explicou.
Segundo o ministro interino, é importante que as instituições públicas deem o exemplo nessa luta para a população. “Na medida em que os órgãos públicos se mobilizam contra o mosquito, eles também estão evitando que o servidor público perca um dia de trabalho e deixe de servir a sociedade”, destacou.
Pedrosa também visitou as sedes do Fórum do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, do Complexo Administrativo, da Assembleia Legislativa e da Prefeitura. A última parada foi no Palácio do Governo, onde houve a cerimônia de entrega dos veículos. Segundo informações do Ministério da Saúde, ao todo foram investidos R$ 8,1 milhões para aquisição de 150 carros, que serão distribuídos a todos os Estados do País.
Ações no MME, em parceria com o MTur
O Ministério de Minas e Energia e Ministério Turismo também iniciaram nesta sexta-feira a ação “Trabalhando sem Zika” para vistoriar e certificar os departamentos das pastas. No hall do prédio, foram colocados pneus e garrafas simulando o acumulo de água para ressaltar o perigo de um possível criadouro do mosquito nesses recipientes. Para reforçar o combater, um adesivo com a frase “Aqui o mosquito não tem vez” foi colocado na entrada do edifício
Durante o dia, todos as salas foram examinadas por uma equipe divididos em dois grupos (que podem vistoriar os andares simultaneamente) composta por brigadistas, serventes de limpeza, especialistas em manutenção de ar condicionado e de manutenção predial, além de coordenadores.
Foram examinados os equipamentos de ar condicionado, plantas, geladeiras e frigobares, cortinas, espelhos das tomadas e interruptores, forros, lixeiras, rodapés e até o espaço atrás do mobiliário foi verificado. Durante a ação, responsáveis pela manutenção predial já realizaram os reparos necessários. Não foram encontradas larvas ou mosquitos.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia