Notícias
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
MME participa de encontro global sobre transições energéticas centradas em pessoas
- Foto: Divulgação /IEA
O primeiro encontro global sobre transições energéticas centradas em pessoas foi realizado, nesta sexta-feira (26/04), na sede da Agência Internacional de Energia (IEA), em Paris. O Ministério de Minas e Energia (MME) esteve presente no evento, que contou com mais de 200 participantes, de cerca de 50 países, e abordou diferentes aspectos relacionados à promoção de uma transição energética justa e inclusiva.
Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a Assessora Especial do Ministro, Mariana Espécie, presidiu a sessão que tratou sobre o desenho de políticas públicas de energia para maximizar impactos sociais positivos. Durante o debate, Mariana destacou as ações que o Brasil tem adotado no âmbito da presidência do G20 no Grupo de Trabalho de Transições Energéticas (ETWG).
“Cada país ou região possui diferentes realidades socioeconômicas e contextos culturais que devem ser considerados nas suas trajetórias para a transição energética. Para que ninguém seja deixado para trás, precisamos efetivamente colocar as pessoas no centro do desenho de políticas públicas relacionadas à transição energética. Foi com base nessa diretriz que o Brasil definiu a dimensão social da transição energética como uma das prioridades do GT de Transições Energéticas do G20”, ressaltou Mariana.
Nessa mesma oportunidade, a assessora especial do Ministro de Minas e Energia ressaltou a experiência positiva que o Brasil possui na formulação e implementação de políticas de energia que geram impactos positivos para a sociedade. “O nosso país possui políticas públicas de sucesso na área de energia voltadas para população de baixa renda e comunidades vulneráveis. Temos muito orgulho em dizer que o Luz Para Todos é um dos maiores programas de inclusão energética do mundo, com cerca de 17 milhões de pessoas atendidas, e estamos prestes a lançar a Política Nacional de Transição Energética, que terá no Fórum Nacional de Transição Energética um espaço de diálogo social e de engajamento das partes interessadas para as discussões relativas à transição energética no nosso país”, complementou.
O evento também marcou o anúncio da criação da Comissão Global de Transições Energéticas Centradas em Pessoas pelo Diretor Executivo da IEA, Fatih Birol. O Brasil foi convidado pela Agência para presidir essa Comissão Global e será representado pelo ministro Alexandre Silveira. “Não poderíamos contar com outro parceiro mais engajado para liderar essa iniciativa. O Brasil estará à frente de importantes discussões internacionais neste ano, com o G20, e no próximo, com a COP 30, além de contar com protagonismo natural na transição energética, com base em políticas sólidas e de longo prazo para a área de energia”, destacou Fatih.
O ministro Alexandre Silveira parabenizou a IEA pela formalização dessa nova iniciativa e ressaltou o compromisso do Brasil para o avanço de ações efetivas para a promoção de uma transição energética justa e inclusiva. “Me sinto honrado com o convite da IEA, um claro reconhecimento de que nosso país está seguindo no caminho certo. Estamos completamente mobilizados para obter resultados concretos nessa agenda da dimensão social da transição energética no âmbito do G20 e não tenho dúvidas de que essa Comissão Global chega em boa hora, com muitas sinergias com os resultados que esperamos”, afirmou Silveira.