Notícias
MME participa de encontro com pequenas e médias empresas de mineração
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, esta semana, do 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, que está sendo realizado até 29 de junho, no Centro de Convenções da PUC, em Goiânia (GO). O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi representado pelo secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SNGTM/MME), Vitor Saback, que destacou os esforços da pasta em realizar um mapeamento mais efetivo para atrair investimentos para aportar recursos na pesquisa mineral.
“Este é um dos principais pontos que queremos trabalhar para dar mais atratividade, dando maior conhecimento ao nosso subsolo, prestando esse serviço de dar mais conhecimento de toda essa riqueza que temos no nosso país, gerando emprego, renda e oportunidades para a população”, destacou Vitor Saback.
Outra questão ressaltada no evento foi o tempo gasto nos trâmites necessários para pesquisa mineral no país. “Hoje, para transferir um imóvel, leva cinco minutos, mas para transferir o direito mineral, leva um ano. Não podemos mais conviver com isso. Nós temos tecnologia para fazer isso. E é assim que vamos conseguir destravar alguns gargalos evidentes que temos no setor mineral”, afirmou o secretário Saback.
Aos participantes do 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração também foram apontadas as intenções do governo de propor novos instrumentos de financiamento para o setor mineral, responsável por 3% do PIB Nacional e pela geração de 2,5 milhões de empregos. “Entendemos que o setor pode gerar mais 2,5 milhões de empregos se dobrarmos esse volume de investimento, contando com ajuda do pequeno e médico minerador, que é muito mais intensivo em criação de postos de trabalho”, finalizou o secretário.
Assessoria de Comunicação Social