Notícias
MME participa de discussões sobre segurança das hidrovias na região Norte
- Foto: IBP/Reprodução
O secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SNPGB), Pietro Mendes, participou das discussões sobre a “Segurança nas Hidrovias do Norte”, em evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) em parceria com Instituto Combustível Legal (ICL) e o portal JOTA. Durante evento, realizado nesta quarta-feira (23/8), especialistas, órgãos e entidades do setor debateram sobre o fortalecimento do combate ao mercado irregular de combustíveis, ampliação da segurança e fiscalização das hidrovias, assim como maior integração entre os setores público e privado.
Na abertura do evento, o secretário defendeu a troca de informações entre os órgãos públicos nos diferentes níveis federativos. "Provemos uma reunião, liderada pelo ministro Alexandre Silveira com os secretários de Fazenda para que a gente tenha o compartilhamento de informações. Esses dados estão com os agentes públicos, mas ainda temos dificuldade na troca dessas informações", disse.
O Norte do Brasil depende de combustíveis fósseis não apenas para movimentar o transporte nas hidrovias, mas para a geração de energia em sistemas isolados. Somente nos últimos 18 meses, mais de 4 milhões de litros de combustível foram roubados na região. Além do sério risco à vida dos tripulantes das embarcações que transportam os produtos e ao meio ambiente, o roubo das cargas afeta a oferta de energia e a economia local, trazendo grande prejuízo para a sociedade.
"Eu coloco aqui o Ministério de Minas e Energia (MME) à disposição, no que for possível dentro de suas atribuições, para colaborar para que tenhamos uma melhoria nas questões de segurança pública", reforçou o secretário.
Assessoria Especial de Comunicação Social