Notícias
MINERAÇÃO
MME participa de debate sobre a produção do lítio no Brasil
Foto: Tauan Alencar/MME - Foto: Tauan Alencar / MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nessa terça-feira (3/10), de audiência pública para debater a estrutura da cadeia produtiva do lítio no Brasil, na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. A pasta foi representada pelo diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral, da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM), José Luiz Ubaldino, que destacou o potencial brasileiro na produção desse mineral tão estratégico.
“Hoje estamos em 8º lugar no mundo, em termos de reservas e devemos saltar rapidamente para 7º do mundo. Já somos a 5ª maior produção de lítio do mundo e com as pesquisas e projetos que estamos desenvolvendo, vamos rapidamente saltar para o 3º lugar”, analisou o diretor.
O representante do MME comentou, ainda, sobre os dados da Agência Internacional de Energia (AIE) que projetam que, até 2050, a demanda mundial por lítio para ser utilizado na transição energética deve crescer em quase 1.000%. “Então podemos perceber a oportunidade e os desafios para o país. Será necessário investir em pesquisas, novas descobertas de recursos, caracterização das novas reservas, elevação da produção e agregação do valor com a transformação mineral, mas com a preocupação de que esse desenvolvimento seja de forma segura, sustentável, deixando um legado às comunidades onde a mineração está inserida, principalmente quanto à qualidade de vida”, avaliou Ubaldino.
O diretor comemorou, ainda, a oportunidade de poder trocar informações e ouvir as projeções e demandas do setor. Além do MME, participaram do debate representantes do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); da Agência Nacional de Mineração (ANM); da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos automotores (SINDIPEÇAS); da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) e outros representantes de setores interessados.
Assessoria Especial de Comunicação Social
antigo.mme.gov.br
flickr.com/minaseenergia
twitter.com/Minas_Energia
youtube.com/@MME-Brasil
facebook.com/minaseenergia
instagram.com/minaseenergia