Notícias
ILUMINAÇÃO INTERNA
MME discute avanços da eficiência energética no setor de iluminação indoor em Workshop
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (21/05), do Workshop “Avanço da eficiência energética no setor de iluminação”, promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na sede da autarquia federal, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, representantes do MME apresentaram ações do Governo Federal em relação à eficiência energética em equipamentos e edificações voltados para a transição energética.
No primeiro dia de evento, representando o MME, a coordenadora de projetos em eficiência energética do MME, Alexandra Maciel, apresentou resultados de estudos da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Programa Colaborativo de Etiquetagem e Padrões de Equipamentos (Clasp, sigla em inglês), que serão utilizados para a elaboração da Análise Impacto Regulatório (AIR) para iluminação interna.
De acordo com Alexandra, o Brasil não tem uma cadeia produtiva desenvolvida para produtos de iluminação. “O Brasil não fabrica produtos de LED e todas as lâmpadas consumidas aqui são importadas, principalmente da China. Estamos importando produtos de baixa eficiência”, pontuou.
Para a coordenadora do MME, a regulamentação não implica em adaptação dos processos produtivos e o mercado local pode se adaptar rapidamente a uma nova regulamentação de índices mínimos de eficiência energética, já que produtos com níveis de eficácia mais elevados estão disponíveis em larga escala no mercado mundial.
Além disso, foi apresentado um estudo indicando que não há correlação direta entre a eficiência energética e o custo das lâmpadas LED. Portanto, o estabelecimento de índices mínimos de eficiência energética pelo Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE), além de reduzir as despesas do consumidor ao longo da vida útil do produto, não deve resultar em aumento de custo imediato para o consumidor.
O evento teve o objetivo de discutir os avanços realizados pelo Inmetro no estudo de impacto regulatório que deve embasar a revisão das etiquetas e os avanços do MME no estudo de impacto regulatório que embasará a revisão dos índices mínimos de eficiência energética.
PAINEL
Na primeira parte do evento, o diretor de Informações, Estudos e Eficiência Energética do MME, Gustavo Masili, participou do painel para a discussão das alternativas regulatórias propostas pelo Inmetro. Na ocasião, Masili destacou que a eficiência energética representa quase metade da redução de emissões de gases de efeito estufa para a questão de transição energética no horizonte até 2030. “Pensando nisso, o MME publicou recentemente uma agenda regulatória que apresenta os equipamentos e estruturas que o Governo irá estabelecer para definição de padrões mínimos de eficiência energética nos próximos três anos. Inclusive um dos temas que devemos abordar nesse ano é a questão da iluminação doméstica”, observou.
Nesta quarta-feira (22/05), o Workshop continua com o tema sobre avanço da eficiência energética no setor de iluminação pública.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn