Notícias
GÁS NATURAL
MME debate transição energética com setor de biogás
Foto: Divulgação
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (14/11), do 10º Fórum da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), em São Paulo. A representante do MME e diretora do Departamento de Planejamento e Outorgas de Geração de Energia Elétrica da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (DPOG/SNTEP) do Ministério, Christiany Faria, destacou que na esteira da transição energética, o ministro Alexandre Silveira sempre chama a atenção para a questão do trilema energético: equilibrar segurança, equidade e sustentabilidade.
A diretora do MME participou do painel com a temática sobre “Termelétricas de biogás: Transformando resíduos em energia sustentável”, onde pontuou que um dos pilares da política do governo, colocada pelo presidente Lula, é a transição energética. Uma agenda que se caracteriza pela transversalidade de diversos atores políticos e não políticos.
“A transição energética tem que diversificar as estratégias de atuação. E o Brasil tem essa grande qualidade, a diversidade regional, a diversidade de recursos energéticos. O biogás pode e deve ser tirado proveito dessa qualidade do país, e como já mencionado, esse combustível tem as características que o habilitam para tanto. Poder atuar como um seguro para que possamos ser resilientes frente às transformações que estamos passando” destacou a diretora do MME.
Christiany pontuou ações do MME como o Programa Gás para Empregar, que tem como uma das estratégias integrar o gás natural a visão nacional de transição energética para contemplar sinergias e investimentos que favoreçam o desenvolvimento de soluções de baixo carbono, como o biogás/biometano.
“O olhar não pode ser unilateral para somente o desenvolvimento da fonte x, y ou z. Mas, sim, uma via de mão dupla, o MME, por meio da realização do planejamento energético, com o apoio dos órgãos da governança estudam e demonstram o que o sistema precisa, e as fontes respondem por meio de um processo competitivo”, afirma a representante do Ministério.
O encontro aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro de 2023, na capital paulista, com objetivo de consolidar as discussões e fortalecer os atores envolvidos no setor de biogás. O evento teve a participação de empresas e agentes de diversos setores relacionados à produção, ao beneficiamento e ao consumo do biogás para aproveitarem a oportunidade de se apresentarem para um público profissional e fazer contatos.
Assessoria Especial de Comunicação Social