Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO
Foto: Getty Images | Leonid Eremeychuk
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (14/11), da primeira reunião da Comissão de Integração Elétrica e Gasífera com os países membros do Mercosul, além de Bolívia e Chile. O objetivo da reunião foi iniciar os trabalhos de elaboração do Termo de Referência (TdR) para estudo de integração de gás entre os países da região.
O representante do Brasil do Subgrupo de Trabalho de Energia do Mercosul e diretor do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (DIEE/SNTEP) do MME, Gustavo Masili, destacou a importância da reunião para acompanhamento técnico dos países. “Este é um trabalho relevante para avançarmos com a integração energética dos países do Mercosul, além de Bolívia e Chile”, afirmou.
Durante a reunião houve uma apresentação da proposta da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE) sobre o estudo de integração de gás nos países do Mercosul, Bolívia e Chile. Na ocasião foi destacado que o estudo visa potencializar a integração da região da América Latina com maior eficiência econômica, segurança energética com um insumo de menor emissão de gases do efeito estufa (GEE).
Esse estudo consiste na elaboração de revisão de estudos sobre integração gasífera na região, mapeamento de infraestrutura existente e tendências de desenvolvimento dos recursos de gás, além de projetos de ampliação da infraestrutura e projeção da demanda da região.
Participaram da reunião representantes de energia e gás dos países da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. Além dos representantes do MME pelo Brasil, como o diretor do Departamento de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais (DPOTI), Guilherme Zanetti, o coordenador-geral de Estudos Integrados do DIEE/SNTEP, Sérgio Ayrimoraes, e o coordenador-geral de Infraestrutura do Departamento de Gás Natural da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DGN/SNPGB) do MME, Fernando Matsumoto.
Assessoria Especial de Comunicação Social