Notícias
MME comemora 63 anos
- Foto: Tauan Alencar/MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) comemorou, nesta quarta-feira, 63 anos. Criado no dia 22 de julho de 1960 para trazer mais desenvolvimento e proteção à produção mineral e energética do Brasil, a Pasta está cada dia mais em evidência. O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do Secretário-Executivo Adjunto do MME, Fernando Colli Munhoz, e dos secretários nacionais de Transição Energética, Thiago Barral; de Energia Elétrica, Gentil Nogueira; de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes e de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vitor Saback.
Em seu discurso, Silveira destacou a honra de estar à frente de temas tão relevantes. Ressaltou, ainda, que apesar da função regulatória, a missão do Ministério de Minas e Energia é muito maior: participar ativamente do desenvolvimento do Brasil.
“Não se discute outra coisa no mundo que não seja a transição energética. O MME tem a missão de fazer do Brasil protagonista global neste tema. Além disso, nosso compromisso é garantir a segurança energética, estimular fontes renováveis e limpas, combater a pobreza energética, buscar tarifas justas e promover emprego e renda para nossa população. Só seremos bem-sucedidos se a transição energética produzir impacto social e econômico positivo para a nossa sociedade, em especial às pessoas mais vulneráveis e menos favorecidas”, disse.
Durante a celebração, foi assinada a Portaria Nº 740, de 26 de julho de 2023, que cria e regulamenta a concessão de condecoração para servidores e empregados públicos no âmbito do MME. Dividida em três categorias - Jubileu de Ouro, Prata e Bronze -, a homenagem é destinada a servidores com 35 anos ou mais de serviços prestados à Pasta, 30 a 34 anos ou 25 a 29 anos, respectivamente, de efetivo exercício na Pasta.
Silveira agradeceu o empenho dos servidores da Pasta e disse que a condecoração é um reconhecimento do trabalho prestado por esses servidores não só ao Ministério mas para todo o país.
“São vocês que ajudam no bom andamento do trabalho e na construção do Brasil mais desenvolvido e inclusivo, que todos sonhamos. Há muito para comemorar nestes 63 anos de história e nestes primeiros sete meses de gestão que começamos a escrever. Mas, sobretudo, há muito para conquistarmos. E contamos com vocês neste processo. Vamos juntos, com inovação, boas práticas de governança, transparência e sustentabilidade ajudar a reconstruir o Brasil”, finalizou.
Adília Evangelista de Sousa, lotada na Coordenação de Administração de Material e Execução Financeira, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), recebeu o Jubileu de Ouro por seus mais de 45 anos de trabalho. "É uma alegria ganhar esse reconhecimento, que acontece pela primeira vez na história do MME", comemorou. Para Terezinha Aguiar Almeida, da Coordenação de Modernização Administrativa, congratulada com a categoria prata, foi uma honra representar os demais colegas. “Eu fiquei lisonjeada. Representar meus colegas foi uma agradável surpresa. Espero que eles se sintam homenageados”. O jubileu de bronze foi entregue ao servidor Carlos Modesto, lotado na Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas. Ao todo, mais de 90 servidores serão agraciados com a homenagem.
Assista ao vídeo de comemoração dos 63 anos do MME:
Assessoria de Comunicação Social