Notícias
ENERGIA ELÉTRICA
MME apresenta planejamento do sistema de transmissão para o mercado internacional
O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou, nesta quinta-feira (3/08), o planejamento da política de ‘Transmissão para Transição’ ao mercado internacional. A oportunidade ocorreu durante o Webinar sobre “os Leilões de Concessões de Transmissão de Energia Elétrica de 2023-2025: Ambiente de Negócios e Oportunidades no Brasil”. O evento foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O seminário online foi focado na expansão dos sistemas de transmissão de energia elétrica no Brasil, abrangendo o Programa Transmissão para Transição Energética, o planejamento de médio prazo e, por fim, o calendário de licitações previstos para os anos de 2023, 2024 e 2025.
O diretor do Departamento de Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP) do MME, Thiago Prado, participou representando o ministro Alexandre Silveira. Na ocasião, ele ressaltou que o país é referência mundial na renovabilidade das matrizes energética e elétrica, o que torna o país estrategicamente uma liderança no debate da transição energética.
“Os sistemas de transmissão desempenham um papel estratégico no Brasil, na medida em que permitem a otimização dos recursos energéticos em todo o território nacional para garantir segurança energética a menores custos. Tudo isso é possível por causa do nosso robusto e extenso sistema de transmissão com dimensões continentais”, destaca Prado.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 180 mil km de linhas de transmissão e 500 mil Megavolt-ampere (MVA) em capacidade de transformação no sistema interligado nacional. Para o coordenador-geral de Planejamento da Transmissão da SNTEP, Guilherme Zanetti Rosa, que apresentou a parte técnica, a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) ganha relevância em um cenário de aproveitamento do potencial energético proveniente de fontes renováveis (eólica e solar) presentes de forma abundante na região Nordeste do país.
“A divulgação desse robusto plano de investimentos brasileiro ao mercado internacional, promovida pelo Webinar da APEX, fomenta uma maior participação de agentes nesses certames, resultando em ampliação na competição e consequente redução nos preços pagos pelo consumidor brasileiro por essas obras”, pontua Zanetti.
Ainda segundo ele, o setor de transmissão brasileiro historicamente se mostra muito seguro e atrativo ao investimento privado, razão pela qual verificamos a cada leilão taxas de sucesso crescentes. “O resultado é a expansão segura e otimizada do nosso Sistema Interligado Nacional, gerando assim um aproveitamento melhor e mais eficiente do nosso potencial energético”, completou o coordenador-geral de Planejamento da Transmissão da SNTEP.
Participaram do webinar representantes do MME, ANEEL, APEX, além de investidores estrangeiros, agências de fomento, indústria no setor de transmissão dos mercados da América do Norte, Ásia, Brasil e Europa.
Assessoria de Comunicação Social