Geral
Ministro participa de assinatura do Acordo para testes de motores a diesel
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, participou nesta quarta-feira (05/07) da assinatura do acordo de fornecimento do biodiesel para programa de testes de motores a diesel entre a BR Distribuidora, Abiove, Aprobio e Ubrabio. O encontro aconteceu no Ministério de Minas e Energia.
O Acordo é fundamental para viabilizar os testes de validação do uso de biodiesel em percentuais mais elevados como B10, B15 e B20. A elaboração do acordo foi articulada pelo MME com os agentes que integram o programa de testes de biodiesel, no âmbito do Grupo de Trabalho formalmente criado pela Portaria MME nº 262/2016.
No encontro, o ministro falou sobre a potência do Brasil na área dos biocombustíveis. "A matriz energética do Brasil tem potencialidade para explorar na área de combustíveis renováveis. Tenho convicção que com mais essa etapa, o Brasil será um exemplo de como o governo e a iniciativa privada podem trabalhar juntos para o desenvolvimento do país", afirmou Coelho Filho.
A assinatura está em linha com o RenovaBio que busca reduzir a emissão de carbono dos combustíveis vendidos no Brasil. Para atingir esse objetivo, será preciso aumentar significativamente a produção de biocombustíveis no país.
De acordo com informações da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), com 20% do combustível misturados (B20), a redução de hidrocarbonetos pode chegar a 25.000 toneladas a menos na atmosfera. Nas emissões de CO², pode evitar a emissão de 65 mil toneladas de monóxido de carbono por ano ou até 100 mil toneladas do gás no mesmo período.
Também participaram do assinatura o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Márcio Félix, e o diretor do Departamento de Biocombustíveis , Miguel Ivan Lacerda.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia