Geral
Ministro elogia colaboração de agentes no setor elétrico
Durante o 9º Encontro Anual do Mercado Livre, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, elogiou a participação dos agentes do mercado no setor elétrico e agradeceu o apoio recebido nos 18 meses de gestão à frente do MME. O Encontro aconteceu em Salvador (BA) nesta quinta-feira (23/11).
Segundo o ministro, a Consulta Pública nº 33, que propõe mudanças no setor elétrico, recebeu importantes contribuições do mercado, o que ajudou a ampliar a discussão de diversos assuntos. “O setor tem demostrado muito apoio. Isso ajuda a criar um ambiente de convergência e confiança. Todos aceitaram o desafio de criar um novo modelo para setor”, afirmou.
Coelho Filho disse que quando assumiu o MME havia uma resistência do mercado pela falta de diálogo criado ao longo do tempo. “Um setor que era tido como mais estável, de uma hora para outra deixou de ser tudo isso”, lembrou. Coelho ressaltou que hoje há um cronograma de trabalho que busca a participação de todos os segmentos do setor elétrico.
Ao lembrar do processo de privatização da Eletrobras, o ministro disse que há prioridade no tema por questão do prazo e que espera que o processo seja concluído até o final do primeiro semestre de 2018.
XII Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste
No XII Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste, também realizado na quinta-feira (23/11), Coelho Filho falou da importância de aprimorar ações do mercado de combustível e da necessidade de debater tributação do setor. “ A preocupação é real, não só no setor de combustível, mas também no setor elétrico. É evidente que essa discussão é importante e devemos pensar em uma solução".
O ministro lembrou que apesar desses desafios, o consumo de combustível já é maior que 2016 e que o setor é o foco futuro de grandes transformações, assim como vem acontecendo no setor de energia elétrica.
"Apesar de todos os problemas que estamos enfrentando, tenho otimismo que teremos uma produção crescente no Brasil, principalmente com o sucesso dos leilões de óleo e gás dos últimos meses, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia