Notícias
ENERGIA ELÉTRICA
Ministério de Minas e Energia participa de evento de grandes consumidores de energia
- Foto: Tauan Alencar/MME
O secretário Nacional de Energia Elétrica, Gentil Sá, representou o Ministério de Minas e Energia (MME) no Encontro Anual da Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace). Em painel realizado nesta sexta-feira (24/11), Sá falou sobre a capacidade energética do Brasil e as mudanças esperadas para o setor elétrico nos próximos anos.
Aos representantes do segmento, o secretário ressaltou sobre as vantagens da matriz elétrica do Brasil. Segundo ele, embora a operação das usinas fotovoltaicas termine com o pôr-do-sol, o Sistema Interligado Nacional possui na energia hidráulica uma de suas garantias.
“O principal atributo que o sistema precisa, na minha opinião, é a flexibilidade operativa do sistema. O Brasil tem como característica ter poucos fuso-horários. Às 18h temos uma ‘rampa’ bastante elevada na carga do sistema. Nós temos uma matriz energética muito adequada. As hidrelétricas têm uma capacidade muito grande de entregar essa flexibilidade, assim como os grandes consumidores devem participar desse movimento”, explicou.
O secretário de Energia Elétrica respondeu perguntas dos associados da Abrace e defendeu a importância da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e da necessidade de um olhar para a indústria, como grande consumidor de energia elétrica. Gentil Sá destacou que o setor elétrico está preparado para um ambiente de eletrificação da indústria, com o fornecimento de energia limpa e renovável.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MME