Geral
Mercosul discute integração das áreas de mineração e geologia
A XVIII Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho SGT-15 “Mineração e Geologia” do Mercosul reuniu, entre os dias 18 e 19 de junho, no escritório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no Rio de Janeiro, representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai. Durante o encontro, foram debatidos o protocolo de práticas sociais na mineração; o diálogo e comunicação com a sociedade; as estatísticas mineiras; a cooperação interinstitucional para a formação de profissionais do setor; a legislação comparada e segurança e saúde no trabalho.
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Nogueira da Costa, que também é coordenador geral do Subgrupo, abriu o evento e elogiou a inciativa. “O Brasil aposta na parceria com os países do Mercosul para desenvolver nossas economias, gerar emprego e distribuir renda”, disse.
Nogueira fez um balanço do setor mineral brasileiro e elencou iniciativas do governo para alavancar o conhecimento geológico do território, agregar valor da produção mineral, atrair novos investimentos e modernizar a legislação atual.
Presente no encontro, o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, destacou a importância das reuniões temáticas. “Tenho certeza de que as deliberações dessas reuniões estreitam a parceria entre os países na área de geologia e mineração”, afirmou. Barretto citou a contribuição da CPRM nesse processo de integração liderando o processo de elaboração dos mapas geológico, de recursos minerais e tectónico da América do Sul.
Práticas sociais na mineração
No âmbito do grupo de trabalho, também está em análise o aprimoramento de documento sobre práticas sociais na mineração e diálogo e comunicação com a sociedade. Samir Nahass, do MME, informou que o documento foi reformulado pela Argentina, a pedido da Presidência Pro Tempore do Brasil, e apresentado durante a reunião para apreciação. “Ficou definido que os países membros e associados deverão analisar o documento e num prazo de 30 dias apresentar sugestões”, afirmou.
As delegações do Brasil, Chile e Paraguai fizeram uma apresentação dos principais tópicos que delinearam as ações e atividades relacionadas aos respectivos setores mineral e geológico, bem como os projetos previstos para serem realizados nos próximos anos. Exposições técnicas temáticas sobre geologia e mineração na América do Sul foram também apresentadas pelos representantes dos Serviços Geológicos do Brasil e da Argentina.
*Com informações do CPRM
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia