Geral
Luiz Barata recebe secretário-executivo da Organização Latino-americana de Energia (OLADE)
Com o objetivo de estreitar o diálogo sobre o setor energético, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Luiz Eduardo Barata, recebeu na sexta-feira (15/04), o secretário-executivo da
Organização Latino-americana de Energia
(
OLADE
), Fernando Ferreira, e o Vice-Presidente de Energia do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Hamilton Moss, na sede do Ministério. O encontro tratou do desenvolvimento e instalação do Sistema Nacional de Informações Energéticas (SNIE), ferramenta que busca centralizar informações energéticas executivas, necessárias à gestão da pasta, em uma única plataforma.
O projeto desenvolvido pela OLADE, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID já foi implementado em onze países. No Brasil, o desenvolvimento do sistema, que tem apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF tem previsão de conclusão da implantação e inicio da realização de testes em dezembro de 2016. O sistema será então gradativamente aberto até o fim de 2017.
A instalação do SNIE permitirá que os dados energéticos nacionais sejam sistematizados e processados e também permitirá uma integração de dados e informações a plataforma OLADE, reduzindo custos e otimizando recursos. A plataforma ainda possibilitará administrar dados de oferta e demanda de energia (matrizes energéticas), instalações energéticas, recursos e reservas, preços, economia, demográfica, equipamentos de consumo e base documental do Brasil, consolidando indicadores e relatórios.
A gerência do sistema ficará a cargo do Núcleo de Estudos Estratégicos de Energia (N3E), da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE), em coordenação com a área de Tecnologia da Informação do MME e com os agentes do setor energético nacional.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia