Geral
Itaipu e Exército inauguram projeto-piloto de armazenamento de energia
Já está em funcionamento no quartel-general do Exército Brasileiro, em Brasília (DF), o projeto-piloto de segurança energética – módulo 1 - de Armazenamento de Energia, que deverá ser replicado em postos do Exército instalados em áreas isoladas do país. A iniciativa é uma parceria da Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Exército. A cerimônia de inauguração do projeto, nesta terça-feira (26/04), contou com a participação do secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.
O módulo-piloto instalado no Quartel-General do Exército vai fornecer energia para os escritórios e o sistema de segurança sul do quartel e fornecerá energia para um eletroposto, que abastecerá veículos elétricos. Segundo Itaipu, o sistema será inicialmente abastecido por energia solar. Para isso, foram instalados 360 painéis fotovoltaicos conectados a seis inversores solares com potência total de 90 kW.
“Esse projeto abre uma perspectiva enorme, concreta e de longo prazo para avançarmos”, avalia o comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Bôas.
O sistema também deverá ser implantado no Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Tunuí Cachoeira, no Amazonas, com a perspectiva de replicação em todos os demais. A expectativa é melhorar a disponibilidade de energia elétrica para a comunidade daquela região, utilizando os raios solares, uma fonte limpa e renovável. A mesma solução poderá ser replicada, futuramente, em outros pontos isolados da extensa área de fronteira do País e que também não são atendidos pelo sistema interligado nacional (SIN). “Há um leque, uma perspectiva muito grande.”
“Queremos, muito em breve, ter todas as nossas fronteiras sendo abastecidas por meio dessa tecnologia que estamos desenvolvendo em conjunto”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.
Para compor o projeto-piloto, a Itaipu cedeu em comodato um veículo elétrico Renault Fluence Z e um eletroposto, que será ligado ao sistema de armazenamento de energia. O Fluence Elétrico possui motor elétrico de 70 kW de potência e um pack interno de baterias de lítio com 48 módulos, totalizando 22 kWh de energia disponível. O resultado é uma autonomia de até 185 km em condições normais de utilização.
*Fonte: Itaipu Binacional
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia