Notícias
Investimentos iniciais em projeto cultural marcam nova fase para o Museu de Ciências da Terra
O Museu de Ciências da Terra (MCTer) no Rio de Janeiro (RJ), vinculado ao Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), alcançou mais um marco significativo: no último dia 28/12 (terça-feira), foi confirmado o recebimento dos investimentos iniciais, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/1991), no projeto de requalificação do Salão de Minerais e Rochas. O patrocínio de R$ 200 mil foi realizado pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), empresa pública federal ligada ao MME.
Com esses recursos iniciais, o MCTer avança em mais uma etapa no processo para a revitalização da estrutura interna do museu, que é desenvolvido em parceria com a Elysium Sociedade Cultural. Além desse projeto, foi aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) para captação de recursos o Projeto Executivo da Exposição de Longa Duração do MCTer e seus Desdobramentos.
A coordenadora-geral do MCTer, Célia Corsino, ressalta a importância desses projetos para fortalecer o museu, que tem grande relevância histórica, cultural e científica não só para a cidade do Rio de Janeiro, mas para todo o país. “O MCTer tem um dos maiores acervos do Brasil de paleontologia e rochas minerais. É um museu nacional e precisa ter esse porte condizente com sua relevância para o Brasil”, destaca. Corsino acrescenta ainda que o museu está no Corredor Cultural do Rio de Janeiro, cidade reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, e tem um grande potencial turístico.
Requalificação do Salão de Minerais e Rochas
O projeto apoiado pela PPSA visa a restauração do mobiliário expositivo preexistente e a realização de imunização e segurança reforçada para a melhoria da conservação do acervo. Estão previstas também ações de identificação, acondicionamento, revitalização do acervo (que compreende mais de 20 mil itens), incluindo ações de curadoria, segurança e divulgação, além de criação de nova expografia (técnicas de exposição), com suportes e iluminação aprimorados, equipamentos interativos.
No projeto, também são previstas as seguintes contrapartidas sociais: atividades educativas guiadas para escolas públicas municipais e estaduais; curso gratuito de capacitação em arte e educação e introdução à museologia para formação de guias; além de vagas de estágio nas áreas de restauração, conservação e de ações didáticas. Como produtos culturais, estão a preservação do acervo, realização de seminário e projeto de expografia - que consiste em técnicas para desenvolver exposições.
Projetos complementares
Os projetos culturais do MCTer aprovados para receber recursos via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e o projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de infraestrutura laboratorial que será desenvolvido em parceria com a Petrobras são iniciativas complementares.
Com o financiamento da estatal, serão realizados investimentos para melhoria da infraestrutura laboratorial de revitalização do MCTer e de laboratórios associados. Esses recursos não podem ser aplicados em ações para restauração histórica e recuperação ou aumento das coleções. Enquanto os projetos culturais apresentados via Lei Rouanet possibilitam essas ações.
Para saber mais sobre os projetos do MCTer, clique aqui.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MME
aescom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
twitter.com/Minas_Energia
facebook.com/minaseenergia
youtube.com/@MME-Brasil
flickr.com/minaseenergia
instagram.com/minaseenergia
linkedin.com/company/ministeriominaseenergia