Notícias
GT do Gás para Empregar aprova planos de trabalho dos comitês técnicos
- Foto: Tauan Alencar / MME
O Grupo de Trabalho do programa Gás para Empregar (GT-GE) aprovou, esta semana, os planos de trabalho dos cinco comitês temáticos que integram a iniciativa. Durante a semana, serão ouvidos os órgãos e entidades públicas e privadas do setor, abordando os principais temas e visando o melhor aproveitamento do gás natural produzido no Brasil.
Os planos de trabalho têm como objetivo a organização dos grandes marcos, a identificação da estratégia de ação a ser adotada em cada um dos comitês, a elaboração das propostas iniciais e dos assuntos a serem abordados em cada comitê. Esse planejamento visa, ainda, a identificação dos representantes do Grupo de Trabalho que irão participar de cada comitê, o mapeamento das entidades do setor de gás natural e do meio ambiente que tenham interesse em apresentar ou prestarem assessoramento sobre temas específicos, bem como a elaboração do cronograma específico visando atender os objetivos gerais do GT-GE.
Comitês temáticos
1) Disponibilidade do Gás Natural
Tem como objetivo aumentar a disponibilidade do gás natural para o mercado nacional e avaliar medidas para redução dos volumes reinjetados além do tecnicamente necessário.
2) Acesso ao mercado de gás natural
Tem o objetivo de aumentar o número de ofertantes de gás natural no mercado doméstico; e atrair investimentos privados para as infraestruturas.
3) Modelo de comercialização de gás natural da União
Tem o objetivo de aumentar a oferta de gás natural da União no mercado doméstico.
4) Gás para o setor produtivo
Tem como objetivo aumentar a disponibilidade de gás natural para os setores produtivos (como a de produção nacional de fertilizantes nitrogenados, produtos petroquímicos e outros), reduzindo a dependência externa de insumos para as cadeias produtivas.
5) Papel do gás natural na transição energética
Tem o objetivo de identificar estratégias e mecanismos para alinhamento à transição energética dos esforços de desenvolvimento do mercado de gás natural e investimentos relacionados.
Assessoria Especial de Comunicação Social