Notícias
LOTE 1
Grande obra de tecnologia energética é destaque no Leilão de Transmissão
- Foto: Ricardo Botelho | MME
Com objetivo de aumentar a capacidade da interligação entre as regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil para escoamento de energia excedentes, o primeiro lote do Leilão de Transmissão nº 2/2023, prevê a construção de uma linha de transmissão, conhecida como bipolo, de Graça Aranha (MA) até Silvânia (GO). Ao todo serão 1.513 km de fios que passarão por mais de 40 municípios de três estados: Maranhão, Tocantins e Goiás.
Este lote se destaca, pois é uma obra de tecnologia de alta capacidade em corrente contínua de aproximadamente 800 quilovolts (kV), com extensão aproximada de 1,5 mil km cada polo e capacidade nominal de 5 GW, interligando a nova subestação Graça Aranha, no Maranhão, à subestação Silvânia, em Goiás.
“Trata-se de obra que permitirá o escoamento de grandes blocos de energia, provenientes de geração renovável, como eólica e solar, das regiões Norte/Nordeste para Sudeste/Centro-Oeste”, pontua o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. “As linhas de transmissão são como as estradas que integram o país, ligando as cidades umas às outras. Esta linha de transmissão é como uma enorme estrada por onde vai transitar a energia, e permitir que os consumidores tenham acesso a mais energia renovável e acessível", detalha Silveira.
Esta será a primeira linha de transmissão de tecnologia de alta capacidade construída no Nordeste. “Já temos outras cinco com este tipo de tecnologias. Todas vindas de geração de energia de hidrelétricas. Esta será a primeira que conectará majoritariamente energia vinda de fontes eólica e solar”, observa o ministro.
“Os sistemas de transmissão desempenham um papel estratégico no Brasil, na medida em que permitem a otimização dos recursos energéticos em todo o território nacional para garantir segurança energética a menores custos. Tudo isso é possível por causa do nosso robusto e extenso sistema de transmissão com dimensões continentais”, explica Silveira.
Devido à complexidade deste lote 1, esse leilão será dividido em quatro sublotes. Ele traz, ainda, o prazo de conclusão mais longo já concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é de 72 meses. A previsão é de gerar, somente com este lote, mais de 30 mil empregos diretos e indiretos.
O lote 1 faz parte do Leilão de Transmissão nº 2/2023 promovido pela Aneel, no dia 15 de dezembro de 2023, em São Paulo. Ao todo, serão três lotes de empreendimentos, contemplando 4.471 km de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 9.840 MVA, localizados nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MME