Notícias
Defesa Civil de São Paulo recebe suporte com estudos sobre as áreas afetadas pelas chuvas no litoral
Vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) ofereceu suporte à Defesa Civil do estado de São Paulo por meio de estudos referentes às áreas afetadas. São estudos na área de gestão territorial, com publicações de setorização de áreas de riscos e carta de susceptibilidade e aptidão à expansão urbana, além de estudos da área de hidrologia como equações que medem a intensidade e durabilidade das chuvas.
Os técnicos do SGB se colocaram à disposição para agir nas ações pós-desastre. Está sendo elaborado um documento com todos os estudos já realizados, tanto na área territorial, que é essa parte da setorização da área de risco, bem como os estudos de hidrologia, que vão ser encaminhados para todos os órgãos envolvidos nessa força-tarefa para ajudar nas áreas atingidas.
O SGB atua no “Programa 2040 – Gestão de Riscos e de Desastres” do Governo Federal para contribuir na prevenção e mitigação das consequências dos desastres naturais na área de Geologia de Engenharia e de Hidrologia. Em Geologia de Engenharia, elabora as cartas geotécnicas de: setorização de áreas de risco geológico; susceptibilidade a movimentos de massa e de inundação; cartas de perigo e de aptidão a urbanização. Na área de Hidrologia, atua na operação de sistemas de alerta de eventos críticos, em especial em cheias graduais; bem como em estudos e pesquisas envolvendo modelagem hidrológica e hidráulica.
Assessoria de Comunicação Social