Notícias
ENERGIA ELÉTRICA
Consulta pública quer ampliar discussões sobre serviços ancilares no SIN
Consulta pública quer ampliar discussões sobre serviços ancilares no SIN. - Foto: Anisio Borges - Eletrosul.
O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu, nesta quinta-feira (8/12), a Consulta Pública nº 145/2022, por meio da Portaria nº 710/GM/MME/2022. O objetivo é receber contribuições relacionadas à prestação de serviços ancilares no Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme Nota Técnica nº 33/2022/CGDE/DMSE/SEE.
A consulta fica aberta até 6 de fevereiro de 2023 e, a partir das contribuições que serão entregues pelos setores e pela sociedade, serão elaboradas propostas de diretrizes que evidenciem a robustez das iniciativas já em curso sob as diversas óticas de atuação (planejamento, operação e regulação), fomentando a priorização do tema nas respectivas agendas de trabalho.
A expectativa é que as sugestões enviadas potencializem as oportunidades no setor, observando a transparência, temporalidade, previsibilidade e adequada alocação de custos e riscos. Além disso, a iniciativa busca fomentar a sustentabilidade do setor elétrico brasileiro e adequada prestação dos serviços aos consumidores do País.
O tema da prestação de serviços ancilares no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi um dos destaque apresentados pelas instituições do setor elétrico brasileiro, órgãos e entidades públicas e privadas dentro da Iniciativa Mercado de Minas e Energia (IMME).
Acesse a Consulta Pública nº 145/2022
Acesse a Portaria nº 710/GM/MME/2022
Acesse a Nota Técnica nº 33/2022/CGDE/DMSE/SEE
Assessoria de Comunicação Social