Notícias
ENERGIA ELÉTRICA
CMSE avalia condições de suprimento de energia elétrica no País
CMSE avalia condições de suprimento de energia elétrica no País - Foto: Bruno Spada/MME
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) reuniu-se nesta quarta-feira (04/05), em caráter ordinário, e avaliou, dentre outros assuntos, as condições de suprimento eletroenergético ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Conforme destacado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em abril de 2022, houve continuidade das chuvas verificadas na região Sul, resultando em maiores afluências às usinas hidrelétricas e respectiva recuperação das condições de armazenamento. Nas demais regiões, as precipitações foram predominantemente abaixo da média histórica, com a ocorrência de pouca chuva nas bacias do Sudeste/Centro-Oeste, comportamento compatível com o início do período seco.
Ainda assim, a melhora das condições de atendimento à região Sul se refletiram positivamente também sob a ótica sistêmica do SIN, contribuindo, juntamente com o sucesso das estratégias adotadas no passado recente, para que o período tipicamente úmido finalizasse com os maiores armazenamentos equivalentes dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte verificados nos últimos anos. Foram alcançados ao final de abril, respectivamente, armazenamentos equivalentes de 66,5%, 67,1%, 96,1% e 99,0% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, e a previsão para o fim de maio nesses subsistemas é de 69,0%, 84,6%, 94,0% e 99,6%.
Além disso, os estudos prospectivos, que contemplaram avaliações estendidas até o final de novembro de 2022, indicaram o pleno atendimento tanto em termos de energia quanto de potência em todo o período, sem que haja necessidade de uso da reserva operativa.
Diante do cenário apresentado, foi noticiada a conclusão do Grupo de Trabalho do CMSE, instituído na 247ª reunião do Comitê, realizada em 5 de maio de 2021, para acompanhamento periódico das condições de atendimento ao SIN e articulação setorial com vistas à garantia do atendimento. Conforme destacado, neste fórum, foram realizadas importantes discussões que resultaram na construção das estratégias que pautaram a atuação setorial no enfrentamento da escassez hídrica vivenciada.
Desde maio de 2021, foram realizadas mais de 30 reuniões do Grupo, que também contaram com a participação de instituições convidadas, a saber a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A partir de agora, as reuniões técnicas do CMSE voltarão a ser realizadas conforme necessidade e para debates de temas específicos, em apoio às avaliações conduzidas pelo Colegiado.
Por fim, dentre outros assuntos, foi realizada apresentação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre a 1ª Primeira Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética 2022-2026. Conforme mencionado, a projeção para 2022 é de crescimento de 1,7%, representando recuo em relação à expectativa anterior de 2,7%. Já para o período 2022-2026, o crescimento médio projetado é de 3,4% ao ano. A documentação associada ao estudo pode ser consultada nos sites do ONS, da EPE e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), instituições que realizaram conjuntamente o trabalho.
O CMSE reafirmou seu compromisso com a garantia da segurança e da confiabilidade no fornecimento de energia elétrica no País no cenário atual e futuro, por meio da continuidade do monitoramento permanente realizado, respaldado pelos estudos elaborados sob as diversas óticas do setor elétrico brasileiro, e com a ação sinérgica e robusta das instituições que compõem o Comitê.
Informações Técnicas:
Condições Hidrometeorológicas: o mês de abril foi marcado por um longo período de ausência de precipitação nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste resultando em índice negativo nas bacias hidrográficas localizadas nestas regiões. Nas bacias localizadas no Sul, a passagem frequente de frentes frias favoreceu a ocorrência de precipitação e impactou de forma positiva. Em relação à Energia Natural Afluente (ENA), foram verificados valores abaixo da média histórica para o mês de abril nos subsistemas Sudeste e Nordeste, enquanto para as regiões Norte e Sul constatou-se uma condição mais favorável das afluências. Considerando a ENA agregada do Sistema Interligado Nacional (SIN), em abril foi verificado valor próximo de 87% da Média de Longo Termo (MLT). Para o mês de maio, a previsão de fechamento indica uma ENA abaixo da média histórica para os subsistemas Sudeste e Nordeste, próximo à MLT no subsistema Norte e para o subsistema Sul está prevista uma condição mais favorável. No que diz respeito ao sistema como um todo, a previsão mensal para maio é de 84% da MLT.
Energia Armazenada: ao final de abril, foram verificados armazenamentos equivalentes de 66,5%, 67,1%, 96,1% e 99,0% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, e a previsão para o fim de maio nesses subsistemas é de 69,0%, 84,6%, 94,0% e 99,6% da EARmáx. Para o SIN a previsão para o fim de maio é 76,1% da EARmáx.
Expansão da Geração e Transmissão: a expansão verificada, em abril de 2022, foi de aproximadamente 223 MW de capacidade instalada de geração centralizada de energia elétrica, 645 km de linhas de transmissão e 400 MVA de capacidade de transformação. Assim, em 2022, a expansão totalizou 1.568 MW de capacidade instalada de geração centralizada, 3.595 km de linhas de transmissão e 9.286 MVA[1] de capacidade de transformação. Sobre geração distribuída, a expansão verificada em 2022 foi de 1.997 MW, atingindo o total de aproximadamente 10,5 GW instalados no país.
O CMSE, na sua competência legal, continuará monitorando, de forma permanente, as condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do País, adotando as medidas para a garantia do suprimento de energia elétrica. As definições finais sobre a reunião do CMSE de hoje, bem como as demais deliberações do Colegiado, serão consolidadas em ata devidamente aprovada por todos os participantes do colegiado e divulgada conforme o regimento.
Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico
[1] Valores de expansão da capacidade de transformação (MVA) referentes ao mês anterior atualizados posteriormente à 264ª reunião do CMSE.
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instauram.com/minaseenergia
br.linkedin.com