Notícias
Chuvas no litoral norte: Avançam os trabalhos de restabelecimento do serviço de energia no litoral de São Paulo
Desde o início dos eventos climáticos extremos no Litoral do Brasil, a ANEEL intensificou o acompanhamento da atuação das distribuidoras de energia elétrica que atendem a região, com o objetivo de mitigar o tempo para que o fornecimento de energia elétrica fosse normalizado, bem como para assegurar que todas as medidas regulatórias fossem obedecidas, resguardando os direitos dos consumidores atingidos.
A ANEEL segue monitorando o trabalho desenvolvido e informando ao MME e outras instâncias de governo. De acordo com a EDP SP, nesta quinta-feira (23/02), 99,29% dos clientes do litoral já estão com o fornecimento normalizado, 802 unidades consumidoras ainda estão sem fornecimento de energia, sendo que destas, 447 estão localizadas em áreas inacessíveis que dependem de apoio da Defesa Civil para restabelecimento. Uma quantidade bastante inferior aos 13,8 mil clientes afetados em 19 de fevereiro, sendo 6,5 mil clientes em áreas com impedimento de acesso. Em complemento, a empresa já promoveu a doação de cinco caminhões com água e produtos de uso pessoal, higiene e limpeza para mitigar os efeitos a seus consumidores.
Já com os serviços normalizados, a Neonergia Elektro informou que doará geladeiras às famílias de Ubatuba, llhabela e Bertioga, municípios atendidos pela distribuidora. As doações iniciarão pelas famílias mapeadas pelas prefeituras à medida que a empresa receber os aparelhos e após liberação das listas das famílias afetadas. Além dos equipamentos, a distribuidora entregará lâmpadas eficientes. As doações serão realizadas por meio do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela ANEEL.
*Assessoria de Comunicação Social - Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)