Notícias
Caravana Federativa leva projetos do MME ao Rio Grande do Sul
O Governo Federal realiza, nesta quinta (19/10) e sexta-feira (20/10), mais uma edição da Caravana Federativa, com o objetivo de atender as autoridades municipais e apresentar projetos. Depois de ter passado pela Bahia e Rio de Janeiro, agora é a vez do Rio Grande do Sul participar e discutir sobre as iniciativas que vão alavancar o desenvolvimento do estado. O encontro terá participação do Ministério de Minas e Energia (MME), com projetos de geração, transmissão e transformação de energia, além de petróleo e biocombustíveis.
O encontro será na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), na capital gaúcha.
Prefeitos, secretários municipais, vereadores ou gestores interessados nas ações do MME no estado podem comparecer à sala exclusiva do ministério, que conta com a participação do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Equatorial.
Rodando o Brasil
A Caravana tem como objetivo levar atendimento e apoiar os governos locais na implementação de programas federais. Ao todo, 34 ministérios participaram, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Outra novidade da Caravana é o anúncio da implementação do Conselho da Federação, criado por Decreto em abril de 2023. Além de representantes de estados e municípios, farão parte, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o vice-presidente da República; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; e da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Além disso, serão escolhidas duas outras pastas pelo Executivo de acordo com a agenda do encontro. Representantes de entidades municipalistas, a Confederação Nacional dos Municípios, a Associação Brasileira de Municípios e a Frente Nacional dos Prefeitos, além de integrantes do Consórcio de Governadores por região. O grupo terá duas reuniões anuais, podendo ter encontros extraordinários, se necessário.
A finalidade do Conselho da Federação é apoiar e promover a articulação, a negociação e a elaboração de estratégias e ações para garantir o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais.
Assessoria Especial de Comunicação Social