Notícias
Energia Elétrica
Brasil sedia reuniões preparatórias da Clean Energy Ministerial e da Mission Innovation
Brasil sedia reuniões preparatórias da Clean Energy Ministerial e da Mission Innovation - Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Itamaraty, com patrocínio de Itaipu Binacional e apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), promove até o dia 22 de março, no Rio de Janeiro (RJ), a reunião de altos oficiais da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI). Esses são importantes fóruns internacionais voltados para a promoção da transição energética – em especial de políticas e investimentos em soluções inovadoras e de baixo carbono para o setor de energia. O Brasil recebe as delegações de mais de 25 países para os três dias de trabalho e planejamento da colaboração internacional na área de energia limpa.
"Receber tantas delegações estrangeiras no Brasil para definir as prioridades de colaboração internacional para a transição energética reflete a relevância do nosso país, que é uma liderança global em energias renováveis”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
O evento visa também à preparação para a 14ª Reunião Ministerial da Clean Energy Ministerial e da 8ª Reunião Ministerial da Mission Innovation, que ocorrerão em Goa, na Índia, em julho de 2023. Estão previstas ainda visitas técnicas de lideranças estrangeiras para conhecer o centro de operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico e alguns laboratórios de tecnologias de baixo carbono do CENPES, o cento de pesquisas da Petrobras. Mais de 300 participantes, em grande parte de lideranças governamentais e de entidades internacionais, inclusive a Agência Internacional de Energia, a Agência Internacional de Energias Renováveis e o Fórum Econômico Mundial, acompanham o evento.
O evento é realizado pelo MME em parceria com o Itamaraty, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A delegação brasileira é liderada pelo MME, por meio do Secretaria de Planejamento e Transição Energética, e contará também com a participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Petróleo (ANP), outros ministérios, lideranças empresariais, BNDES, entre outros.
Conheça a Clean Energy Ministerial e Mission Innovation
A Clean Energy Ministerial (CEM) é um fórum global de alto nível voltado para a promoção de políticas públicas que estimulem a adoção de tecnologias de energia limpa, o compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e o incentivo à transição para uma economia global de baixo carbono. As iniciativas do CEM são baseadas em áreas de interesse comum entre os governos participantes e outras partes interessadas. Atualmente ele conta com mais de 25 países membros, entre eles o Brasil.
Já a Mission Innovation (MI) contempla esforços globais de aceleração do desenvolvimento e adoção de inovações tecnológicas e regulatórias em energia de baixo carbono, por meio de políticas de pesquisa, desenvolvimento e demonstração. As missões no âmbito da MI reúnem países e parceiros públicos e privados em torno de esforços ambiciosos de descarbonização do setor energético. Atualmente, a MI possui 22 países membros, incluindo o Brasil.
A CEM e a MI já reúnem mais de 20 iniciativas distintas que abrangem amplo espectro de temas para catalisar os esforços globais para a transição energética. O engajamento do Brasil nessas duas frentes reforça o compromisso do país com o tema, em especial no que tange ao processo de formulação de políticas públicas para o setor de energia. Além disso, o acompanhamento desses temas coloca o país ainda mais na vanguarda, ampliando as oportunidades de investimentos em energias renováveis e de baixo carbono, em linha com os compromissos climáticos assumidos internacionalmente, como é o caso do Acordo de Paris.
Atualmente, o Brasil contribui ativamente para diferentes iniciativas da CEM e da MI, como a Biofuture Platform, 21st Century Power Partnership, Long-Term Scenarios for the Energy Transition, Hydrogen Initiative, Green Powered Future, Nuclear Innovation: Clean Energy Future e Integrated Biorrefineries Mission.
Assessoria de Comunicação Social