Notícias
MINERAÇÃO
Brasil avança na modernização geocientífica com a retomada de levantamentos aerogeofísicos

- Foto: Ricardo Botelho/MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nessa quarta-feira (26/03), ao lado do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da empresa espanhola Xcalibur, da assinatura da ata de registro de preços para retomada dos levantamentos aerogeofísicos no Brasil. A ata representa um importante passo na modernização da infraestrutura geocientífica brasileira para aquisição de dados do setor mineral.
Durante o evento, representantes do setor destacaram a importância de estudos para o desenvolvimento sustentável da mineração e da transição energética por permitir a identificação de minerais estratégicos para novas tecnologias.
O levantamento aerogeofísico é fundamental para aprimorar o mapeamento do subsolo brasileiro, permitindo uma maior rastreabilidade dos dados geológicos e geofísicos. Além disso, a ata de registro de preços com a Xcalibur viabiliza a aquisição de um milhão de quilômetros lineares de levantamentos aerogeofísicos com vigência de um ano, podendo ser prorrogado durante esse período.
Na ocasião, foi apresentado o Plano Decenal de Mapeamento Geológico (PlanGeo 2025-2034), que busca intensificar o mapeamento e reduzir as lacunas de conhecimento geológico e o risco exploratório, promovendo a descoberta de novos recursos minerais, hídricos e energéticos. O Plano também orienta a definição dessas áreas prioritárias a serem mapeadas e estabelece metas claras.
O Programa de Exploração Geofísica Profunda (Deep Brazil), também apresentado, é uma iniciativa voltada para a investigação em profundidade da estrutura geológica do território nacional, utilizando métodos geofísicos avançados, como sísmica passiva e dados magnetotelúricos. Essas ações conjuntamente vão acelerar o conhecimento geológico e de recursos minerais do país, permitindo maior atração de investimentos ao país.
Para o diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral da Secretaria Nacional Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM), Jose Luiz Ubaldino, essas iniciativas visam modernizar a infraestrutura geocientífica do país e assim, "termos um conhecimento cada vez mais tecnológico, mais rápido e mais participativo. Precisamos desse conhecimento geológico acelerado para fortalecer o Brasil como player do setor mineral e referência em geociências”, disse.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn