Notícias
Alexandre Silveira reforça compromisso do Brasil com a descarbonização do planeta
- Foto: Divulgação MME
“O Brasil terá o maior plano de descarbonização do planeta. Este é o nosso compromisso com o mundo”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quinta-feira (20/7), na primeira agenda oficial em Goa, na Índia, onde participa de uma série de eventos e reuniões do G20.
Durante o seminário Sustainable Mobility: Ethanol Talks, Alexandre Silveira apresentou o programa de descarbonização da Amazônia, que será lançado no próximo mês. O objetivo, segundo ele, é reduzir o uso de óleo diesel na produção de energia na região, substituindo o combustível fóssil por fontes renováveis e, assim, diminuindo a emissão de gases. Além disso, o ministro destacou o início das obras para conectar o estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), além da inauguração a interligação de Paritins (AM) ao SIN.
“Nós lançaremos, na Amazônia, um dos maiores programas de descarbonização do planeta. O Norte do Brasil consome R$ 12 bilhões por ano de óleo diesel para tocar sistemas isolados da Amazônia. Nós faremos uma transição desse sistema isolado para uma energia lima e renovável, dando ao planeta uma sinalização clara do nosso esforço nesse sentido. São programas que demonstram o nosso mais absoluto comprometimento com o mundo”, disse Silveira.
O ministro ainda destacou o papel do Brasil em dialogar com o mundo e construir soluções e projetos a várias mãos, lembrando reuniões bilaterais com a Alemanha, França e o esforço do governo em integrar a América do Sul.
“O Brasil, mais uma vez liderado pelo presidente Lula, tem uma clara determinação de dialogar de forma altiva com os países industrializados. Só há paz com justiça social, e este é o grande objetivo do nosso governo que, hoje, trabalha alinhado com o nosso Congresso Nacional e demonstra estabilidade social, política, segurança jurídica e previsibilidade para que nós possamos crescer. Portanto, este é o nosso recado para o mundo para estreitarmos ainda mais os esforços nas áreas de Minas e Energia”, destacou Alexandre Silveira.
Assessoria de Comunicação Social