Notícias
SETOR ELÉTRICO
Alexandre Silveira recebe comitiva de Goiás para tratar do Leilão da Linha do Vale do Araguaia
Foto: Ricardo Botelho/MME
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu nesta terça-feira (15/04) uma comitiva do estado de Goiás para tratar de temas relacionados ao Leilão da Linha do Vale do Araguaia, que integra o planejamento de expansão da malha elétrica brasileira. Estiveram presentes o senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO), o deputado federal José Nelto (União/GO) e oito prefeitos goianos, representando diversas regiões do estado.
Durante o encontro, o ministro reafirmou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da infraestrutura elétrica de Goiás, destacando as ações em curso lideradas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para garantir segurança energética, atrair investimentos e gerar empregos.
“Poucos imaginavam que o Brasil se tornaria um celeiro tão robusto na geração de energia. Ainda há muito a ser feito, mas os avanços são expressivos. Iniciativas como o programa Combustível do Futuro, os investimentos em transmissão e a renovação antecipada das concessões de distribuição mostram que estamos no caminho certo. Goiás, com sua riqueza mineral e potencial agrícola, tem um papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável e na geração de empregos”, destacou Alexandre Silveira.
Silveira também pontuou a modernização dos contratos de concessão com distribuidoras, que agora incluem 17 novos critérios de qualidade, entre eles a criação de um canal direto de comunicação entre prefeitos e distribuidoras, voltado à melhoria de serviços essenciais como saúde, educação e segurança.
O senador Vanderlan Cardoso elogiou a atuação do ministro e reforçou que o problema do Brasil não está na geração, mas na distribuição de energia. “Hoje o Brasil é um exportador de energia. Estados como o Ceará, que antes importavam, agora exportam. O trabalho do ministro tem sido fundamental para destravar gargalos logísticos e modernizar o setor”, disse.
O deputado José Nelto ressaltou o papel de Goiás como polo estratégico na produção de minerais críticos para a transição energética, como terras raras, e agradeceu o empenho do MME em estruturar soluções para o setor.
Sobre o Leilão da Linha do Vale do Araguaia
O projeto que atenderá o Vale do Araguaia faz parte do Lote 5 do Leilão de Transmissão nº 1/2025 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que está em consulta pública até 19 de maio. A realização do certame está prevista para o dia 31 de outubro de 2025.
As obras visam atender à crescente demanda energética do norte de Goiás e permitir o escoamento da energia gerada por usinas fotovoltaicas, impulsionando a transição energética na região. Estão previstas:
- Nova subestação Matrinchã 2 (230/138 kV)
- Linhas de Transmissão Itapaci – Matrinchã 2 (152 km) e Matrinchã 2 – Firminópolis (139 km)
- Subestações de distribuição em Matrinchã, Britânia, Fazenda Canadá e Aragarças
- Mais de 220 km em novas linhas de distribuição
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn