Geral
1º Leilão de reserva 2015 tem 382 projetos de energia fotovoltaica credenciados
Foram credenciados 382 projetos de geração de energia fotovoltaica para o 1º Leilão de Energia de Reserva (LER) 2015 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), totalizando uma capacidade instalada de 12.528 Megawatts (MW). Os projetos passarão agora pela fase de habilitação, pela EPE, a fim de participar do leilão marcado para o dia 14 de agosto, a ser realizado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo.
A audiência pública documental para receber as contribuições da sociedade sobre o Edital do leilão foi aprovada hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A energia que será contratada nesse será proveniente de novos empreendimentos de geração, com início de suprimento em 1º de agosto de 2017. Serão negociados Contratos de Energia de Reserva (CER) na modalidade por quantidade de energia, com prazo de suprimento de 20 anos.
“Mais uma vez o leilão de fotovoltaica surpreende pela grande quantidade de projetos inscritos, que totalizam uma capacidade instalada superior a de Belo Monte”, afirma o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, referindo-se à usina hidrelétrica de 11 mil MW que está sendo construída no Pará. Para Tolmasquim, o grande número de projetos credenciados antecipa que o leilão será bastante competitivo, “o que é bom para os consumidores”, ressalta.
O primeiro leilão de energia fotovoltaica do governo brasileiro, realizado em outubro do ano passado, foi considerado um grande sucesso ao fechar contratos com preço médio de R$215,12 o megawatt-hora (MWh). Ao todo foram contratados 890 MW de capacidade instalada de energia fotovoltaica em 2014.
A maioria dos projetos dessa fonte está concentrada na região Nordeste. A Bahia mais uma vez lidera em volume de projetos e potência, com 140 empreendimentos que somam capacidade instalada de 4,4 mil MW. Em seguida vem o Piauí, com 61 projetos e potência de 2 mil MW.
Veja no site da EPE
o resumo dos empreendimentos cadastrados para o 1º Leilão de Energia de Reserva de 2015, por estado
.
*Fonte: EPE e Aneel
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia