Créditos da imagem: BMWK; Projetado por Edelman GmbH (2019)
Brasil e Alemanha trabalham juntos para apoiar e diversificar o fornecimento de energia sustentável, segura e acessível, além de melhorar a eficiência energética dos dois países. A Parceria Energética Brasil-Alemanha oferece um fórum de diálogo político de alto nível e reúne representantes de diferentes setores em prol da transição energética para apoiar um uso mais amplo das energias renováveis e da eficiência energética.
O marco para o início dessa parceria foi o “Acordo sobre Cooperação no setor de Energia”, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2009, e ratificado pela Presidência da República, em março de 2012. Em 2017, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH foi designada como secretariado da Parceria Energética Brasil-Alemanha.
Desde então, os governos brasileiro e alemão, liderados pelo Ministério de Minas e Energia (MME), pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e pelo Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), têm realizado reuniões regulares, a fim de fortalecer o diálogo bilateral e a cooperação entre Brasil e Alemanha no setor de energia.