Assinatura do Acordo Quadro BEI-BRDE
O FELICITY Brasil participou, em 2018, da articulação para assinatura de um contrato de financiamento para ação climática entre o Banco Europeu de Investimento (BEI) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) com foco em projetos de ação climática.
Em 2021, frente as restrições impostas pela pandemia do COVID-19, um novo adendo ao acordo foi assinado ampliando os critérios de elegibilidade a fim de ampliar o acesso a recursos para pequenas e médias empresas da região Sul do Brasil.
O acordo foi celebrado em março de 2021, um vídeo sobre a iniciativa para recuperação econômica verde está disponível no link
Evento de lançamento do relatório “Financiamento de Infraestrutura de Baixo Carbono nas Áreas Urbanas no Brasil”
O evento apresenta os principais pontos debatidos no relatório que analisa as barreiras para financiamento de infraestruturas de baixo carbono no Brasil, realizado pelo FELICITY em cooperação com o WRI Brasil.
A partir de discussões técnicas e entrevistas com atores do financiamento urbano brasileiros, análises de dados e revisão de literatura, o estudo identificou as barreiras ao financiamento verde e climático de infraestrutura urbana no Brasil, e buscou demonstrar com detalhes o contexto das cidades brasileiras, desde a preparação técnica de processos, passando pela identificação de parceiros, até sua implementação.
Assista ao Webinar de Lançamento do Estudo que contou com a participação de representantes da Embaixada da Alemanha, do Ministério de Minas e Energia, do WRI Brasil e da GIZ.
Evento Paralelo da COP 26 – Acelerando investimentos em infraestrutura de baixo carbono
O painel de alto nível, 'Acelerando investimentos em infraestrutura urbana de baixo carbono - Lições de FELICITY para levar a política climática à ação urbana verde' contou com a participação de Ingrid Hoven, Conselho de Administração da GIZ, Norbert Gorissen, Diretor Geral Adjunto da BMU, Ambroise Fayolle, Vice-presidente do BEI, Carla Montesi, Diretora do EU INTPA, Leany Lemos, Presidente do BRDE e Sebastião Melo, Prefeito de Porto Alegre.
O evento está disponível no link.
O vídeo institucional do FELICITY apresentado durante a COP 26 está disponível para acesso.
O prefeito apresentou as lições aprendidas com esta importante cooperação, fruto da ação coordenada da Team Europe para promover o impacto local nas finanças verdes. Os palestrantes compartilharam suas perspectivas sobre como melhorar a vinculação de investimentos urbanos transformadores ao financiamento internacional no contexto das cidades.
Clique aqui para mais informações.
Diálogos sobre finanças sustentáveis e recuperação verde no Brasil
A ABDE, a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o WRI Brasil promoveram o evento “Diálogos sobre finanças sustentáveis e recuperação verde no Brasil” no qual foram discutidas a incorporação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) por Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs), contribuindo para potencializar o seu papel no cumprimento da Agenda 2030, bem como a importância das cidades na retomada verde.
No evento foi lançado o relatório “Recuperação verde nas cidades – identificação de oportunidades de investimento para um futuro sustentável” no qual é feita uma análise sobre investimentos de infraestrutura urbana de baixo carbono que promovam o desenvolvimento sustentável, gerando impacto ambiental positivo e empregos verdes. A publicação é uma iniciativa conjunta do MME em cooperação com o projeto FELICITY e o projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS).