© FELICITY
As cidades são determinantes para o futuro do planeta. É nos centros urbanos que habitam 55% da população mundial atualmente, e a estimativa é que o percentual alcance 68% em 2050. O contexto brasileiro já ultrapassa essa estimativa: 76% da população vive em cidades ou redondezas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mais de 80% do Produto Interno Bruto Mundial é gerado nos centros urbanos, responsáveis, direta ou indiretamente, por mais de 70% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) e onde se concentra a demanda energética global. Assim, o financiamento de infraestrutura de baixo carbono nas áreas urbanas no Brasil é parte essencial do processo de transição a um desenvolvimento sustentável e resiliente, desempenhando papel chave no cumprimento das metas climáticas estabelecidas pelo Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030.
Existem recursos disponíveis para ação climática, no entanto há uma desconexão entre a demanda de investimentos e o acesso às fontes de financiamento climático. Neste contexto, foi concebido o FELICITY, que tem por objetivo acelerar investimentos urbanos de baixo carbono, em cooperação com cidades e junto a instituições financeiras regionais e internacionais, oferecendo assistência técnica e financeira integrada.
Iniciado ao final de 2017, o projeto encerra suas atividades no Brasil em junho de 2022, considerando uma estratégia de saída que ancora o legado da cooperação junto a outras instituições e iniciativas que visam a promoção do desenvolvimento urbano sustentável.
Atuação geográfica
O FELICITY é um projeto global que atua em quatro países: Brasil, Equador, Indonésia e México, nas áreas de energia, mobilidade urbana, gestão de resíduos e saneamento. As iniciativas locais servem de exemplos para outros investimentos e trazem lições aprendidas para aprimoramento das condições estruturais do país no tema de financiamento urbano de baixo carbono.
Global
Em nível global, o FELICITY contribuiu para a desenho do City Climate Finance Gap Fund, que fornecerá assistência técnica a projetos em estágio inicial. Além disso, o FELICITY realizou diversas contribuições na troca de experiências e lições aprendidas sobre identificação e seleção de projetos de infraestrutura urbana verde, papel dos Bancos Nacionais de Desenvolvimento no investimento de infraestrutura urbana de baixo carbono em cooperação com a Cities Climate Finance Alliance (CCFLA).
Brasil
No Brasil, o FELICITY tem como parceiro político federal o Ministério de Minas e Energia (MME) e coopera regionalmente com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com o estado de Santa Catarina por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), e localmente com as cidades de Porto Alegre e Maringá. Os projetos apoiados pelo FELICITY no Brasil promovem o melhor uso de recursos energéticos no nível urbano.
Mais informações sobre o FELICITY também disponíveis no vídeo abaixo:
Versão em inglês: https://youtu.be/L6KgMEkz66Q
Versão com legendas: https://youtu.be/_rN0dGYOg64
Folha informativa sobre o Projeto Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility – FELICITY mundo (GIZ 2021).