Notícias
Unesco propõe a valorização da história regional
"A educação ambiental pega pelo coração os moradores de uma região, e são eles quem vão garantir a proteção do patrimônio se tiverem conhecimento concreto do valor da história desse lugar". A afirmação foi feita ontem pela coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Briane Bicca, durante o workshop coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em Foz do Iguaçu (PR). Participam cerca de 50 gestores de unidades de conservação do Brasil, Chile e Argentina.
Briane disse que o Parque do Iguaçu, por exemplo, tem a história desde os índios guaranis e as missões jesuíticas. "Ele não é só um parque natural, é um parque muito carregado de história, inclusive a história das espécies vegetais e animais", afirmou.
Segundo Briane Bicca, está em andamento um esforço conjunto entre a Unesco e os Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura para o trabalho direto e integrado com essas populações locais. "Além da busca de recursos, é necessário saber como chegar de uma maneira respeitosa a essas comunidades e repassar conhecimentos históricos e ecológicos", concluiu.