Notícias
Serraria flutuante é apreendida no Pará
Belém (PA) - O Ibama apreendeu, na última terça-feira (17), uma serraria flutuante que processava madeira ilegal no Rio Atuá, na Ilha de Marajó, a 300 quilômetros da capital Belém. Agentes do Ibama e do Batalhão Ambiental localizaram a balsa após uma denúncia anônima. A apreensão é inédita na Amazônia e demonstra a sofisticação dos crimes ambientais.
A serraria, montada em uma balsa, dispõe de equipamentos para serrar milhares de metros cúbicos de madeira. Dois contêineres abrigavam um escritório que preparava documentos falsos para "esquentar" a madeira retirada ilegalmente. Os resíduos eram jogados no Rio Atuá. A bordo, foram encontrados 300 metros cúbicos de madeira em tora e 25 metros serrados das espécies para-para e marupá.
O proprietário da serraria flutuante, Ricardo Fagundes, foi multado em R$ 85 mil por destruir a flora, extrair, serrar e transportar produto florestal sem autorização do órgão ambiental e manter madeira em estoque sem comprovação de origem, além de instalação de serraria sem registro. A balsa foi rebocada para Belém.