Notícias
Seminário encerra Ano Internacional dos Desertos
Gerusa Barbosa
Aprofundar e melhorar a articulação e coordenação dos programas voltados para o combate à desertificação no Brasil foi o principal tema discutido nesta sexta-feira (01) durante seminário promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, no auditório do Itamaraty, em Brasília. Participaram representantes do governo federal, da cooperação internacional do Itamaraty, do grupo parlamentar da Câmara dos Deputados e da sociedade civil, que apóiam a implementação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN - Brasil). O evento marcou o encerramento das comemorações do Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação, declarado pela Assembléia-Geral das Nações Unidas.
Os participantes puderam conhecer as ações dos atores envolvidos no processo de implementação do PAN - Brasil. Lançado em 2004, pelo governo federal, o Programa foi construído com ampla participação da sociedade e de vários setores dos estados brasileiros. Além de procurar minimizar os efeitos da desertificação no Brasil, o Programa age para reduzir a degradação social, econômica e ambiental, com foco no combate à pobreza e à fome em mais de 1.400 municípios de nove estados do Nordeste além de Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste.
O Programa está na fase de implementação e, para isso, contará também com a colaboração e envolvimento de instituições tanto em nível nacional quanto internacional. Neste ano, a Coordenação Técnica de Combate à Desertificação da Secretaria de Recursos Hídricos do MMA desenvolveu ações para sensibilizar a população e o Poder Público para o problema da degradação de terra no semi-árido. "Os trabalhos se concentraram na promoção de mudança do processo produtivo e no manejo adequado do solo e da água, com aproveitamento do conhecimento e das potencialidades das áreas suscetíveis à desertificação", informou o secretário de Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra.
Segundo o coordenador técnico de combate à desertificação do MMA, José Roberto de Lima, o Brasil vem trabalhando de forma intensa no processo de implementação do PAN - Brasil. "As experiências desenvolvidas no Brasil são vistas pela comunidade internacional como única", salientou.