Notícias
Seminário discute políticas do Solimões/Amazonas
O Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea) promove, entre 17 e 19 deste mês, em Tabatinga (AM), um seminário sobre Propostas de políticas públicas para os municípios no Alto e Médio Solimões. Durante o encontro, serão discutidas propostas de políticas municipais baseadas nos resultados de estudos para os municípios situados na área de abrangência da calha central dos rios Amazonas e Solimões.
O seminário reunirá governos locais e sociedade civil dos municípios de Fonte Boa, Tefé, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tabatinga. Um primeiro encontro foi realizado em Parintins (AM), para o médio Amazonas. Um outro seminário ocorrerá em Santarém (PA), entre 15 e 16 de setembro, para os municípios do baixo Amazonas.
O ProVárzea, em parceria com universidades federais do Amazonas e do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, promoveu, até o momento, pesquisas sobre situação e tendências da indústria da pesca, assentamentos, demografia e atividades econômicas, aspectos jurídicos e fundiários da utilização social, econômica e ambiental da várzea e bases científicas para conservação da várzea.
Outros estudos estão em andamento, sobre melhorias na agricultura e na pecuária de várzea e quanto a valorização, manejo, uso e conservação dos recursos florestais.
Coordenado pelo Ibama, o projeto tem o apoio do Programa Piloto Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (ex-PPG7). O ProVárzea surgiu para fomentar a conservação e o desenvolvimento sustentável das várzeas amazônicas com a participação das populações. A várzea é um dos ecossistemas mais ricos em recursos naturais. Meio de vida para mais de 1,5 milhão de ribeirinhos, a várzea ocupa 300 mil quilômetros quadrados ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões.