Notícias
Semana dos alimentos orgânicos será lançada em São Paulo
Gerusa Barbosa
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participará, dia 5, em São Paulo, do lançamento da Semana dos Alimentos Orgânicos, na abertura da Expo Abras 2005 (35ª Feira Internacional de Produtos, Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Supermercados). Realizada em parceria pelos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, além da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a semana tem como proposta servir de marco para uma campanha visando o esclarecimento da sociedade, especificamente o consumidor urbano, sobre o que é um produto orgânico. A idéia é trabalhar o consumo responsável, relacionado à saúde humana, ao meio ambiente e aos aspectos sociais. Na Expo Abras, os ministérios parceiros montarão um estande com material informativo sobre programas e ações relacionados à Semana dos Alimentos Orgânicos.
O evento ocorrerá entre os dias 10 e 16 deste mês, em 17 capitais brasileiras: Rio Branco, Belém, Fortaleza, Teresina, Recife, João Pessoa, Salvador, Goiânia, Brasília, Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Nesses locais, os supermercados farão promoções de preços e distribuirão material de divulgação. Também participarão da campanha, o Sebrae, as comissões de certificadoras e as comissões estaduais de Agricultura Orgânica, e as feiras agroecológicas, que contribuirão para a divulgação da campanha com diversas atividades, como palestras, degustações e visitação a propriedades orgânicas.
O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, tem entre suas estratégias estimular e conciliar a adoção de métodos e tecnologias de produção agrícola ambientalmente sustentável para um novo padrão de consumo alimentar para a população brasileira.
O tema faz parte de uma estratégia maior da política do MMA desenvolvida em várias esferas, visando o incentivo aos bens e serviços ambientais, incluindo-se a agricultura orgânica e a implementação das medidas no crédito rural por meio de critérios socioambientais. Outro esforço empreendido pelo ministério, em parceria com a Receita Federal, visa redirecionar as políticas de incentivos tributários e fiscais para o estímulo às atividades ambientalmente saudáveis, com dedução do imposto de renda para pessoas física e jurídica, para doações ao Fundo Nacional do Meio Ambiente, vinculadas a projetos de incentivo a bens e serviços ambientais. O MMA e a Abras também assinaram, em julho, protocolo de intenções para cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo de produtos orgânicos.