Notícias
Sede dos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente recebe melhorias
Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Cultura, Gilberto Gil, inauguraram nesta quarta-feira (19) o Espaço de Convivência, em frente ao prédio que abriga as duas pastas na Esplanada. A área foi totalmente remodelada. Flores e grama foram plantadas. Caminhos com pedra foram construídos e bancos dispostos na sombra das árvores para os visitantes. A solenidade foi um ato simbólico da entrega de melhorias na parte interna e externa do prédio, que desde sua inauguração nunca tinha sido reformado.
"O prédio necessitava de reforma, não só de infra-estrutura, mas para melhorar o ambiente de trabalho dos servidores. Nós ministros vamos passar, como acontece na democracia, mas vocês servidores vão ficar", disse Marina Silva. Gilberto Gil, que cantou para o público formado essencialmente por funcionários do governo federal, também destacou a importância da obra: "Esta praça, onde a associação dos dois ministérios é ainda mais visível, é um gesto singelo, mas que significa muito para o patrimônio de Brasília".
As reformas iniciaram em 2003. A estrutura do prédio apresentava inúmeros problemas. A laje que serve de estacionamento tinha infiltrações, que atingiam o setor de informática e outros departamentos localizados no sub-térreo do bloco B. Toda a parte hidráulica e elétrica ainda eram originais, o que representava risco para os funcionários. Esquadrias e peças da persiana que cobre um dos lados do prédio foram trocados. "Também foi substituída parte da mobília para tornar o ambiente de trabalho mais agradável", explicou o sub-secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Minisério do Meio Ambiente, Gerson Galvão.
Segundo Galvão, a reforma gerou economia. Alguns setores do ministério que ocupavam espaços em outros imóveis em Brasília foram trazidos para o prédio da Esplanada, reduzindo gastos com vigilância, luz e outras despesas. Os aparelhos de ar-condicionado foram substituídos por modelos mais econômicos e ecológicos.
As obras devem continuar até o fim deste ano. Dois andares do Ministério da Cultura ainda estão sendo reformadas. O sub-solo também receberá melhorias para abrigar um auditório do Ministério do Meio Ambiente e um restaurante.
Galvão destacou que o planejamento das obras inclui também a reutilização da água, com aproveitamento da água da chuva. "Nossa experiência tem servido de exemplo para outros ministérios. Técnicos do Ministério da Agricultura, por exemplo, pediram informações sobre a reforma feita na laje do estacionamento", completou o sub-secretário.