Notícias
SDS debate alternativas para financiamentos
A secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente promoverá, na próxima semana, em Alta Floresta (MT), o Seminário Negócios Sustentáveis, como parte da II Expoambiente Amazônia ? Feira de Negócios Sustentáveis de Alta Floresta. O evento contará com a participação da ministra Marina Silva que deverá reunir-se, também, com os 60 prefeitos que compõem o arco do desmatamento na Amazônia.
O Seminário de Negócios Sustentáveis vai enfocar principalmente a questão dos financiamentos. O secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana, abre o encontro no dia 25, falando sobre Políticas Públicas e as alternativas de financiamento ao Desenvolvimento Sustentável. De acordo com Gilney Viana, "é preciso mudar o padrão dos financiamentos que, tradicionalmente, atuam segundo a demanda do mercado". A idéia é trabalhar no sentido de induzir os agentes financeiros a liberar recursos para projetos que levem em consideração, planos de manejo, levantamento do uso do solo e outras questões que garantam o desenvolvimento sustentável.
A Expoambiente é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Alta Floresta e cerca de 30 entidades locais representantes dos mais diversos setores, entre elas a organização não governamental Instituto Centro de Vida (ICV), responsável pelo desenvolvimento do Programa Fogo. O programa promove alternativas ao modelo de exploração predatória dos recursos naturais caracterizado pelo fogo e o desmatamento, mobilizando órgãos públicos, empresários, trabalhadores, moradores e ONGs.