Notícias
Sarney Filho assina Proecotur em Rondônia
O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e o governador de Rondônia, José de Abreu Bianco, assinam hoje em Porto Velho (RO) convênio para implementação da primeira fase do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur/ Turismo Verde). Para este ano serão liberados R$ 403 mil. A solenidade será no Palácio Getúlio Vargas.
O valor total do convênio para o estado de Rondônia é de U$ 1,07 milhão, a ser repassado nos próximos três anos. Sarney Filho ressaltou que, com a liberação desta primeira parcela de recursos, será possível iniciar a implantação de núcleos de ecoturismo na Amazônia, essenciais para o processo de desenvolvimento sustentável. Em Rondônia, o primeiro pólo ecoturístico será no município de Costa Marques, em seguida Guajará-Mirim e Porto Velho.
No dia 8 de agosto, o governo brasileiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram contrato para a liberação de empréstimo de U$ 13,8 milhões destinados ao Proecotur. Estão previstos ainda investimentos de U$ 200 milhões para a finalização do programa. Os US$ 13,8 milhões serão destinados à primeira etapa do projeto, que será concluída em 2003, financiando ações como planejamento de pólos ecoturísticos, estudo de mercado nacional e internacional, capacitação de recursos humanos, assistência técnica a empreendimentos e em obras nos nove estados da Amazônia Legal.
O ministro Sarney Filho já assinou convênios com os governadores dos estados participantes do Programa, garantindo o apoio para sua estruturação técnica e gerencial. O Proecotur já foi implementado nos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Depois de Rondônia, o programa será implementado em Roraima e no Amazonas.