Notícias
RJ e RN finalizam ciclo de Pré-Conferências
No último fim de semana, 08 e 09 de novembro, os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte marcaram o fim do ciclo de Pré-conferências Nacionais e Conferências Estaduais de Meio Ambiente. A etapa de realização desses encontros preparatórios à Conferência Nacional iniciou em setembro, em Pernambuco.
Na Conferência do Rio de Janeiro, Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano foram os temas mais procurados pelos 556 inscritos que se reuniram no Teatro Odylo Costa Filho da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Nas pré-conferências do interior, foram eleitos 21 delegados e na da capital foram escolhidos mais 21. Dos escolhidos, 11 serão submetidos à apreciação da Comissão Nacional da Conferência, devido à apresentação de recurso.
A plenária apreciou dezenas de sugestões, entre elas a manutenção da cobrança do uso da água pelos grandes usuários, a criação de incentivos para empresas com responsabilidade social e ambiental no uso dos recursos hídricos e também dos proprietários rurais que preservarem suas matas ciliares para proteção dos mananciais.
Já a conferência potiguar reuniu 1.150 credenciados no primeiro dia do evento. Nos encontros regionais, cerca de 1500 pessoas foram mobilizadas garantindo 20 delegados. Completando a delegação do RN, o quorum de 498 participantes na plenária final elegeu mais 20 representantes, totalizando 40 delegados. Entre as moções apresentadas, destaque para defesa dos manguezais e o repúdio a carcinocultura.
O balanço parcial do evento mostra que 34.701 pessoas credenciaram-se nas 27 Pré-conferências/Conferências Estaduais e 877 delegados foram eleitos e estarão em Brasília nos dias 28,29 e 30 de novembro.