Notícias
Programa MES incentiva adesão de municípios educadores no triângulo mineiro
Gerusa Barbosa
Com o objetivo de continuar o processo de implementação do Programa Municípios Educadores Sustentáveis (MES) no triângulo mineiro, técnicos da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente participam nesta quarta e quinta-feira (4 e 5), no município de Patrocínio (MG), do II Encontro Regional Ambiente Interativo Alto Paranaíba. O Programa tem por finalidade apoiar a promoção de ações e projetos educativos para sustentabilidade do território.
O encontro tem por objetivo promover a comunicação entre os potenciais parceiros, possibilitar a troca de experiências entre os municípios presentes e definir os próximos passos para avançar na construção de processos educacionais que promovam a gestão. Participarão do evento, 26 prefeituras e demais instâncias e atores que atuam em prol da melhoria da qualidade de vida na região do Alto Paranaíba, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Ibama, Funasa, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais, entre outros.
A Educação Ambiental vem articulando e incentivando a adesão de mais cidades ao MES, estabelecendo um número cada vez maior de parcerias. À medida em que os municípios vão aderindo ao Programa, compartilham-se responsabilidade entre os diferentes setores da sociedade em prol da educação, além de envolvê-los na formulação e implementação de políticas públicas.
O Programa Municípios Educadores Sustentáveis foi criado com a proposta de fazer de cada comunidade, município, bacia hidrográfica ou região administrativa um espaço de educação contínua dos habitantes para a sustentabilidade por meio de ações concretas, participativas e democráticas. A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente vem conquistando gestores públicos em diversas regiões do País.
O programa atua no estado de São Paulo, por meio de articulação entre os municípios e o comitê de bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari, Jundiaí). Outra experiência está acontecendo no Paraná, em parceria com a Itaipu Binacional. Municípios da Bacia do Paraná III e entorno do Parque Nacional do Iguaçu já demonstraram interesse e articulação inicial para implementação do Programa