Notícias
Programa fornecerá água a populações do Semi-Árido
Brasília (DF) - A Semana da Água foi aberta oficialmente ontem (22), Dia Mundial da Água, pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Durante a cerimônia, no Cine Brasília, foi anunciado o lançamento do Programa Água Doce, para garantir água a populações isoladas que sofrem com a escassez no Semi-Árido, e foi lançado o selo Mercosul - Água Potável, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Houve ainda a pré-estréia do filme Espelho d´água - Uma viagem pelo Rio São Francisco. "O Brasil pode comemorar a data a partir dos avanços que conseguiu na gestão e na preservação das águas, entendendo que a água é um recurso fundamental para a preservação da vida e para a inclusão social. Deve entender também que a água não é apenas um insumo, um recurso econômico, mas um direito fundamental de todos os seres", disse a ministra.
Marina Silva lembrou que o Ministério do Meio Ambiente vem trabalhando em parceria com os mais variados segmentos da sociedade, com Comitês de Bacias Hidrográficas, com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e com outros setores organizados para levar água de boa qualidade a uma parcela da sociedade brasileira que ainda sofre com a escassez ou com a poluição da água. "A construção de um milhão de cisternas no Semi-Árido até o fim do governo, o Programa Água Doce, a ampliação do CNRH, o Programa de Combate à Desertificação e a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos são exemplos de iniciativas desenvolvidas em parceria com a sociedade civil e outras instâncias de governo".
Durante o lançamento da Semana da Água, foi apresentado um dessalinizador, que retira o excesso de sal da água captada no subsolo, tornando-a potável. A cantora Elba Ramalho, madrinha do Programa Água Doce, brindou com a ministra Marina Silva com água recém saída do aparelho. "A água é o direto civil mais sagrado, e essa iniciativa pode reacender a esperança no sofrido povo nordestino", disse a cantora.
Até o dia 26, a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e a Agência Nacional de Águas (ANA) promovem uma série de seminários, abertos ao público, abordando a gestão e o bom uso da água no Brasil. Programação e inscrições para os eventos em www.mma.gov.br O Ministério do Meio Ambiente está apoiando ainda a Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano tem como lema Água, Fonte de Vida. A campanha quer alertar o país sobre os problemas decorrentes da poluição e do mau uso das águas.
Também participaram do lançamento da Semana da Água os ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes, das Cidades, Olívio Dutra, o secretário de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, o presidente do Ibama, Marcus Barros, o secretário de Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra, o diretor-presidente da ANA, Jerson Kelman, o cônego José Carlos Dias Toffoli, da CNBB, além de representantes de outros ministérios, da Funasa, dos Correios e parlamentares.
Água Doce - No Semi-Árido brasileiro, em uma área de quase 900 mil quilômetros quadrados, semelhante a do estado do Mato Grosso, vivem cerca de dezoito milhões de pessoas. A maioria da água disponível está no subsolo, com elevado teor de sal, causando danos à saúde se for consumida.
Para tentar solucionar o problema, desde a década de 1980 foram perfurados mais de cem mil poços (muitos clandestinos) e instalados cerca de dois mil aparelhos dessalinizadores na área, que envolve o norte de Minas Gerais e nove estados do Nordeste. No entanto, a maior parte dos poços e dos dessalinizadores está hoje desativada. As causas seriam o baixo envolvimento comunitário na elaboração e implantação dos projetos e a falta de um programa de manutenção dos equipamentos e para dar um destino adequado aos resíduos, o que acabou gerando impactos ambientais.
Agora, por meio do Água Doce, serão instalados novos equipamentos de dessalinização em poços tubulares e recuperados aqueles dessalinizadores que apresentarem condições de reaproveitamento. E quando for possível, a dessalinização será associada a sistemas locais de produção, com o aproveitamento dos resíduos em aqüicultura, irrigação de plantas que absorvam sal em quantidade e com potencial para alimentação de caprinos, além produção de sal, entre outros usos.
Serão priorizadas as comunidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano e que disponham de águas com elevado teor de sal, principalmente aquelas atendidas pelo Fome Zero e que apresentarem menores quantidades de chuvas e de abastecimento de água. Participam do Comitê Gestor do Água Doce dez ministérios, a Secretaria de Aqüicultura e Pesca, além dos estados e de organizações da sociedade civil do Semi-Árido.
Velho Chico - O filme Espelho d´Água - Uma Viagem no Rio São Francisco foi apresentado pelo primeira vez ao público no lançamento da Semana da Água, e trouxe um pouco da história do manancial, contada em tom de fábula, misturando lendas e realidade, levando à tela alguns personagens do rio que corta cinco estados brasileiros. A direção é de Marcus Vinícius Cezar e a produção de Carla Camurati. No elenco, atores como Fábio Assunção e Carla Regina, que participaram da cerimônia no Cine Brasília.