Notícias
Programa de preservação do Muriqui é premiado
Rio de Janeiro (RS) - O Programa Muriqui, realizado pelo Ibama no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, em parceria com a ONG Tereviva, recebe hoje o Troféu Teresa Christina, concedido pela Revista Cobertura de Teresópolis. O prêmio presta homenagem a personalidades ou instituições que se destacaram no ano em diversas áreas. O Programa Muriqui foi vencedor na categoria Meio Ambiente.
O macaco Muriqui ou Mono Carvoeiro é o maior primata das Américas, podendo um macho adulto atingir até um metro e meio de altura. Seu habitat natural é a Mata Atlântica, do sul da Bahia ao norte do Paraná. A espécie, exclusiva do Brasil, está classificada entre as 35 mais ameaçadas de extinção no mundo devido à destruição de seu habitat natural, à baixa taxa de reprodução e à caça.
O Muriqui, que na língua tupi-guarani significa "povo manso da floresta", tem como característica a formação de sociedades que vivem em harmonia, não havendo disputas pelo poder nem por parceiros. O Programa abrange as áreas biológica e socioeconômica. No aspecto biológico, na fase inicial, foram identificados os primeiros exemplares do Muriqui, e, num segundo momento, os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) estão monitorando as populações encontradas para conhecimento de seus hábitos, identificação, reintrodução ou translocação de indivíduos e recuperação de fontes naturais de alimentação.
No âmbito dos projetos de Educação Ambiental, o Programa Muriqui está realizando ações junto às comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que resultem em geração de trabalho e renda para as populações vizinhas, facilitando a participação e o engajamento na preservação do primata.
Mais que um programa restrito aos aspectos puramente biológicos, o Programa Muriqui tem catalisado a atenção dos ambientalistas brasileiros, estimulou a criação do Comitê para a Preservação do Muriqui no Ibama e coloca o Parque Nacional Serra dos Órgãos no centro das discussões sobre a preservação das espécies mais ameaçadas no país e no mundo.