Notícias
Portal da Amazônia terá plano de desenvolvimento
O secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Gilney Viana, e o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira, participam nesta quarta-feira (6), em Alta Floresta (MT), de reunião do Conselho Gestor da BR-163. O objetivo é iniciar a elaboração de um plano de desenvolvimento sustentável para a região conhecida como Portal da Amazônia, que abrange o norte de Mato Grosso. O conselho tem 46 representantes de organizações sociais, sindicatos, governos municipais e órgãos dos governos federal e estadual que atuam no local.
A região já conta com o Plano BR-163 Sustentável, uma iniciativa do governo federal, com a participação de 13 ministérios, para planejar o desenvolvimento sustentável da Amazônia, em torno do asfaltamento da BR-163, buscando a inclusão social e a conservação dos recursos naturais.
A primeira tarefa é buscar a interação dos diversos programas governamentais na região, uma das áreas prioritárias para o governo. Viana informa que o MMA na micro-região com o Programa Gestar, a elaboração de Agendas 21 municipais, e o Zoneamento Ecológico-Econômico, que está sendo feito pelo governo estadual com respaldo técnico do MMA, e o Amazônia Solidária, voltado para o agroextrativismo. O MDA atua na região com programas como o Pronaf e o Pronaf Infraestrutura. O secretário de Desenvolvimento Sustentável explica que a troca de informações entre os diversos setores facilitará o trabalho conjunto permitindo melhor direcionamento de recursos.