Notícias
Pesquisa avalia demanda turística da Amazônia
Programa de Desenvolvimento de Ecoturismo da Amazônia Legal (Proecotur), do Ministério do Meio Ambiente, conclui até o fim do ano uma pesquisa de mercado internacional para avaliar a demanda turística da Amazônia. Os resultados subsidiarão o setor privado sobre possibilidades daquele mercado, principais destinos e interesses turísticos para que as empresas possam investir com maior segurança. De acordo com a coordenadora do programa, Nazaré Soares, também está em elaboração um inventário sobre a oferta turística da região para identificar atividades e produtos que possam ser explorados, os entraves ao desenvolvimento de projetos e as propostas para viabilizá-los.
O Proecotur é coordenado pela Secretaria da Amazônia do MMA, em parceria com os Núcleos de Gerencia-mento do Programa nos estados da Amazônia Legal, e procura viabilizar o desenvolvimento sustentável com a correta implantação do turismo na região amazônica. A partir de contrato de empréstimo firmado em 2000 com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Programa trabalha no planejamento estratégico para o eco-turismo, aplicando recursos para criar infra-estrutura e capacidade gerencial nos estados.
No mês passado, o Proecotur inaugurou cinco Centros de Atendimento ao Turista, nos municípios de Iranduba, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Barcelos e Manacapuru, no Ama-zonas, para atender visitantes e promover roteiros e serviços. Até dezembro deste ano, serão realizados, em quinze localidades, 45 cursos de capa-citação voltados para gestão de empreendimentos, condução de visitantes e atendimento aos turistas.