Notícias
PDA realiza diagnóstico em projeto de práticas agrícolas
A equipe do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA) iniciou nesta segunda-feira, no Pará, o Diagnóstico Inicial do projeto Mudanças de Práticas Agrícolas, Biodiversidades e Capacitação: Semeando Alternativas Agroecológicas para Redução do Desmatamento e das Queimadas.
A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Nova Olinda, do município de Igarapé-Açú (PA), teve seu projeto aprovado pelo componente Projetos Alternativos ao Desmatamento e às Queimadas (Padeq), com duração de 36 meses. Os produtores rurais e a equipe do PDA estarão, até quinta-feira, mapeando os dados existentes dessa etapa inicial, para uma avaliação ampla sobre seus resultados.
O valor do projeto é R$ 378.237,50 (entre recursos do PDA e contrapartida da organização). O objetivo é viabilizar a transição agroecológica da produção, visando o uso sustentado da terra e a melhoria da situação das famílias de agricultores, além de buscar a recomposição da paisagem agrícola da região.
Participam do projeto 40 famílias de agricultores e outras onze de assentados. Entre as metas do projeto estão a elaboração de plano de utilização da propriedade e definição de estratégias agroecológicas, com recuperação de áreas alteradas e de alternativas ao uso do fogo.